Membros do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Estado do Maranhão (COE) deliberaram positivamente acerca da liberação dos cinemas e teatros no estado. Em reunião realizada nessa sexta-feira (16), o grupo reiterou os protocolos específicos de medidas sanitárias segmentadas.
“O Governo está atento ao cenário da pandemia no estado e vem acompanhando de perto a retomada das atividades comerciais, a fim de garantir tanto a retomada das atividades econômicas quanto a segurança dos consumidores e o controle dos casos da Covid-19 no estado”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O protocolo sanitário dos cinemas e teatros está definido na Portaria nº 75/2020, que precisa ser atualizado e um novo decreto publicado. “O COE reiterou os termos da portaria, acrescentando pequenas alterações que ainda serão publicadas e que viabilizam o retorno dos cinemas e teatros. Os protocolos reiteram as medidas para que haja a retomada segura dessas atividades, sem causar impactos à saúde da população maranhense”, explicou o superintendente da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Edmilson Diniz.
As medidas reiteradas pelo COE indicam que os estabelecimentos devem respeitar o limite de 70% de ocupação, garantindo o distanciamento social entre os clientes. Além disso, os clientes devem utilizar máscara durante a exibição e apenas removê-la durante o consumo de alimentos.
Também estão vedados o serviço de venda de alimentos e bebidas e o atendimento por garçons nos interiores das salas de exibições. Os estabelecimentos devem organizar escalonamento de sessões para evitar entradas e saídas de mais de uma sala simultaneamente, assim como manter a higienização e sanitização dos equipamentos e acessórios de contato manual dos clientes e colaboradores, como balcões descargas maçanetas torneiras e afins.