Pescadores estão desaparecidos após saírem para alto-mar há quase 15 dias em Humberto de Campos

Somente no domingo (18), as buscas foram iniciadas com uso do helicóptero do CTA, depois de muitos apelos dos familiares.

Fonte: Luciene Vieira

No dia 7 deste mês, por volta das 12h, Railson de Jesus, de 21 anos; Francisco dos Santos Conceição, 45; e Geilson saíram de Humberto de Campos com destino ao município de Primeira Cruz, para pescar, e não retornaram. Na última quarta-feira (14), outros pescadores encontraram o corpo de Geilson, na Praia do Duarte, próximo ao Farol de Santana, em Humberto de Campos, região dos Lençóis Maranhenses.

Após muitos apelos dos familiares, o Corpo de Bombeiros começou as buscas por Railson e Francisco, na tarde desse domingo (18), com ajuda do Centro Tático Aéreo (CTA), por meio de um helicóptero.

Lucinete de Jesus é mãe de Railson e cunhada de Francisco. Ao Jornal Pequeno, ela informou que esta foi a terceira viagem do trio de pescadores, pelo mar de Humberto de Campos.

Lucinete disse que cada viagem tinha duração média de cinco dias, período em que costumavam ficar incomunicáveis. A mãe de Railson relatou que no sexto dia de viagem passou a se preocupar, mas aguardava o retorno dos pescadores.

Com exata uma semana do início da viagem deles, na quarta-feira (14), Geilson foi encontrado sem vida, boiando na praia, e com parte do seu corpo com aspecto roxo.

Segundo Lucinete, somente nessa sexta-feira (16), é que ela teve a confirmação de que o corpo encontrado era do pescador Geilson. “Desde então, estamos desesperados, meu filho e meu cunhado podem estar vivos precisando de ajuda, não sabemos o que aconteceu com eles. Na sexta-feira, eu fui ao quartel do Exército e à delegacia aqui em Humberto de Campos. No mesmo dia, comecei a ligar sem parar para a Marinha e o Corpo de Bombeiros. Ocorre que as buscas só começaram na tarde desse domingo”, declarou Lucinete.

A mãe de Railson informou que na sexta-feira, 16, pescadores da Ilha do Tubarão, em Humberto de Campos, encontraram duas boias possivelmente do barco dos pescadores desaparecidos.

“No entanto, eu apenas soube desta informação no sábado (17). À noite, no mar da Raposa, pescadores encontraram um recipiente para água e equipamentos de pesca”, disse Lucinete.

BUSCAS FORAM INICIADAS NO DOMINGO

As buscas por Railson e Francisco somente tiveram início há dois dias, na tarde de domingo. Elas são feitas por meio de um helicóptero do CTA. O tenente Paulo César, do Corpo de Bombeiros de Barreirinhas, informou que os botes da corporação não têm porte para adentrarem ao mar de Humberto de Campos.

De acordo com o tenente, o helicóptero do CTA tem outras ocorrências para atender, logo, as buscas por meio dele serão retomadas quando existirem informações mais concretas sobre o desaparecimento dos pescadores.

“Nesse domingo, o helicóptero sobrevoou por locais informados pelas famílias dos desaparecidos, que são Farol de Santana e Baía do Tubarão. Foi uma tarde inteira de busca, precisamos de mais informações para retomá-las”, destacou Paulo César.

Em relação ao início tardio das buscas pelos pescadores, o tenente Paulo César justificou que o helicóptero é utilizado em outras ocorrências. “Não temos uma embarcação grande, capaz de navegar na correnteza, para que sejam feitas buscas pelo mar”, concluiu.

Fechar