Os trabalhos de fiscalização da frota de ônibus do sistema de transporte coletivo em São Luís estão sendo intensificadas, conforme informações da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). As operações, que foram ampliadas desde o início de junho, são feitas diariamente pelos agentes de trânsito nos pontos finais das linhas.
Entre os pontos observados pelas equipes, está o funcionamento das plataformas elevatórias utilizadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, as condições dos veículos e o cumprimento das medidas sanitárias.
“A Prefeitura tem avançado para garantir um transporte público cada vez melhor aos passageiros e a quem utiliza ônibus em São Luís. Por isso, a SMTT adotou novas metodologias de fiscalização dos transportes coletivos que circulam na cidade de São Luís, e que agora se estendem não só ao pátio da SMTT. Nossos agentes estão empenhados nos trabalhos de vistoria nos pontos finais, avaliando as condições dos elevadores dos ônibus durante a circulação do veículo, bem como as condições de transporte de passageiros e a importância de seguir as medidas sanitárias por conta da Covid-19”, informou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.
Segundo balanço do órgão, a nova modalidade de fiscalização se mostrou eficiente com um número maior de veículos alcançados. Na fase inicial, em menos de um mês foram fiscalizados 162 ônibus de todas as linhas, com um percentual de 19% de veículos com problemas relativos a elevadores.
A nova sistemática abrangeu, deste modo, todas as frotas de todos os consórcios que operam os cinco terminais e, consequentemente, várias áreas e bairros distintos, gerando maior equilíbrio nas fiscalizações das linhas e dos bairros que atendem. A meta, segundo a Prefeitura de São Luís, é fiscalizar todas as linhas e frotas de ônibus de todos os consórcios de empresas que servem a capital.
Em paralelo à ação atual de fiscalização, a SMTT informou que vem realizando outras ações de melhorias do serviço de transporte coletivo da capital. Como exemplo, entre as medidas estão as vistorias realizadas nos finais de linha nos bairros, nos terminais de integração à noite, visando o cumprimento de viagens das linhas, bem como o cumprimento de horários do serviço de ônibus prestado à população dos bairros mais afastados dos grandes corredores e aos trabalhadores e estudantes que precisam se deslocar tarde da noite.
Entre as regiões já fiscalizações, estão o São Raimundo, Cohatrac, Ribeira, Coqueiro, Divineia, Santa Clara, Janaína, Sá Viana, Vila Palmeira, Bequimão, Socorrão 2, Residencial Paraíso, Vinhais, Vicente Fialho, Cema-Detran e Circular Radional.