Assinado acordo que possibilita construção de ponte ligando Carolina a Filadélfia (TO)

As cooperações são pensadas em diversas áreas de interesse social

Fonte: Da redação

O Governo do Maranhão assinou, nesta quinta (22), um acordo bilateral com o Estado do Tocantins. Também foram assinadas propostas para ações de cooperação.

O objetivo do encontro é efetivar políticas públicas nas regiões de fronteiras, alinhar ações estratégicas interestaduais e reforçar a integração entre os dois estados. Entre eles, a construção de uma ponte ligando Carolina ao município de Filadélfia (TO). O primeiro passo do projeto deverá ser um estudo de viabilidade técnica em que serão investidos aproximadamente R$ 8 milhões. Não foi informado quanto cada estado vai desembolsar ou de onde sairão os recursos.

A previsão de conclusão da ponte é de dois a três anos, mas não foi informado quando a obra deve ser licitada ou qual a previsão de início.

“O Brasil precisa disso, de cooperações e a união faz a força, sobretudo nesse cenário de pandemia. Abraçamos integralmente essa agenda cooperativa com o Tocantins, pois estamos aqui exercitando algo vital para o Brasil. Estou aqui para sublinhar essa cooperação, que atribuo ao Governo do Tocantins e destaco os esforços por esse momento. Essa integração é um caminho virtuoso que gera benefícios, direitos e o mais importante, oportunidades e o convívio fraterno entre as pessoas”, pontuou o governador Flávio Dino, sobre as tratativas de cooperação entre os estados.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, “é uma obra de grande magnitude. Temos o Termo de Cooperação entre os estados, que prevê um cronograma de trabalho. Nesta primeira etapa, a licitação para elaboração do estudo de viabilidade técnica econômica-ambiental e a elaboração do projeto de engenharia para construção da ponte. Estamos dando passos efetivos para a realização deste sonho. Reconhecemos o empenho para realizar um investimento desta grandeza.”

 

Fechar