CBF confirma uso do VAR no segundo turno da Série B e nas fases finais das Séries C e D

Decisão foi anunciada pela entidade no fim da tarde desta quinta-feira.

Fonte: Com informações do GE

A CBF confirmou que vai utilizar o árbitro de vídeo (VAR) no segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B de 2021 e também nas fases finais das Séries C e D deste ano. A decisão foi anunciada no fim da tarde desta quinta-feira (22).

Segundo a nota publicada pela entidade, serão 230 jogos com o uso do VAR, sendo 190 no segundo turno da Série B, 26 nas fases finais da Série C e 14 nas fases finais da Série D. Todo os custos de operação do sistema serão bancados pela própria CBF.

Conforme a CBF, “a decisão da entidade ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para aquelas séries onde há esta previsão”.

– Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento – disse, na nota, o presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.

Segundo a entidade, haverá o uso também do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, para “otimizar toda a operação do árbitro de vídeo”, o que indica que pode haver uma operação centralizada no local.

Somando as séries do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, a CBF deve utilizar o VAR em 651 jogos em 2021.

Fechar