Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ministério Público Federal abre inscrições no Maranhão para Processo Seletivo de Estágio

Estudantes de Direito, Administração, Biblioteconomia, Comunicação e Tecnologia da Informação podem se inscrever.

Ministério Público Federal abre inscrições no Maranhão para Processo Seletivo de Estágio (Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal no Maranhão abriu as inscrições para o 1º Processo Seletivo de Estágio 2021, por meio do Edital PR/MA Nº 01/2021, para formação de cadastro de reserva de estagiários para as unidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Balsas. Poderão participar alunos de graduação das áreas de Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social – Jornalismo, Direito e Tecnologia da Informação, sendo permitida a inscrição para apenas uma localidade.

As provas serão realizadas por meio de plataforma virtual e as convocações ocorrerão de acordo com as vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo. A jornada de estágio é de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias. O valor mensal da bolsa é de R$ 850,00 mais auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia efetivamente estagiado.

Pré-inscrição – Os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição no site do Seletivo (https://portal-desenv.mpf.mp.br/ma/estagie-conosco), no período das 00h01 do dia 21/07 às 23h59 do dia 23/07/2021 (horário de Brasília).

Confirmação de inscrição

Os candidatos deverão anexar os documentos necessários na Área do Candidato, no site do Seletivo, no período das 8h horas, do dia 21/07 às 23h59 do dia 23/07/2021. A lista completa dos documentos está disponível no Edital, entre eles o documento de identidade com foto, CPF e declaração de escolaridade expedida pela Instituição de Ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado e contendo assinatura digital ou código de autenticidade legíveis e digitalizados nos formatos .PDF ou .JPG.

Os documentos serão analisados por integrantes da Comissão de Estágio, que definirão o deferimento ou indeferimento da inscrição, sendo responsabilidade do candidato acompanhar o andamento, através do seu e-mail ou site do seletivo.

Pré requisitos

O candidato deve estar matriculado em uma das Instituições de Ensino conveniadas com a Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA), ter concluído, no momento da contratação, pelo menos, o 2º ano ou 4º semestre do curso superior, quando tiver 10 ou mais semestres de duração; o 3º semestre, quando tiver menos de 10 semestres de duração; 2º semestre, quando a duração for igual a 6 semestres ou o 1º semestre, quando a duração do curso for menor ou igual a 4 semestres, entre outras exigências do edital.

Além disso, para realização da prova em plataforma virtual, são necessários requisitos como ter um computador ou telefone celular (smartphone) com acesso a navegador de internet, microfone, alto-falantes e câmera conectados ou integrados ao dispositivo, que estejam funcionando corretamente. O candidato também deve garantir que esteja sozinho no ambiente e que se dedique exclusivamente à realização da prova. Também é necessário possuir conexão de internet estável o suficiente para não interromper a videochamada durante a aplicação da prova, ter um endereço de e-mail válido, entre outros requisitos do Edital.

Prova

Será realizada, virtualmente, no dia 01 de agosto de 2021, das 10h às 12h, horário de Brasília, por meio do sistema Moodle. As salas virtuais estarão abertas para a entrada dos candidatos a partir das 9h horas. O candidato deverá estar presente em sua respectiva sala virtual, com microfone, alto-falantes e câmera conectados ou integrados ao dispositivo, já testados e previamente ajustados, portando um documento de identificação com foto, que poderá ser solicitado durante a aplicação da prova, que poderá ter áudio e vídeo gravados para fins de segurança.

Recursos

Devem ser feitos pelo e-mail prma-digep@mpf.mp.br, no prazo de 2 dias úteis, 09 e 10/08/2021, das 08h às 17h, após a data de divulgação do gabarito preliminar e das provas, mediante preenchimento de formulário disponível no ANEXO VI do Edital.

Cotas 

Serão reservadas, dentre as vagas que surgirem no Programa de Estágio, 10% às pessoas com deficiência, 10% aos participantes do sistema de cotas para minorias étnico-raciais e 30% às pessoas que se declararem negras.

Resultado

Será divulgado no endereço eletrônico (https://portal-desenv.mpf.mp.br/ma/estagie-conosco), com data prevista para o dia 01 de setembro de 2021, assim como todas as informações referentes a este processo seletivo.

Mais informações

Consulte o Edital, acesse o site do MPF no Maranhão (www.mpf.mp.br/ma) ou entre em contato com a Divisão de Gestão de Pessoas (Digep) pelo e-mail prma-digep@mpf.mp.br.

Carregando