Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Portos em Paço do Lumiar recebem obras de urbanização

Intervenções visam garantir melhoria no escoamento da produção dos pescadores e promover conforto para os moradores e visitantes.

Obras do cais de Mocajituba, em Paço do Lumiar (Foto: Divulgação)

Três portos nas comunidades Mojó, Timbuba e Mocajituba, no município de Paço do Lumiar, na região da Grande Ilha, recebem obras de urbanização. As intervenções, de acordo com o Governo do Maranhão, têm o objetivo de garantir melhoria no escoamento da produção dos pescadores e promover conforto para os moradores e visitantes.

Em Paço do Lumiar, a principal fonte de renda nessas áreas é a pesca e os portos são equipamentos importantes para o desenvolvimento dessa atividade. São atrativos econômicos e culturais com estruturas destinadas a atracação de barcos, com carregamento e descarregamento de carga, e instalações para movimento de passageiros, auxiliando na mobilidade.

Além dos peixes, o município é referência no mercado de ostras, sarnambi e sururu, referências da culinária maranhense. Os terminais pesqueiros beneficiam mais de duas mil famílias em vários povoados localizados no território no município.

O governo afirmou que os novos portos vão oferecer equipamentos comunitários modernos, com modelos arquitetônicos de áreas de lazer que estão presentes em grandes cidades. Os projetos preveem deck de madeira, pergolados, revestimento em cimento e piso emborrachado, área arborizada com alambrado e construção de meio-fio e nova pavimentação asfáltica.

Além disso, será implantado todo o sistema de impermeabilização e instalações elétricas e hidráulicas. Os locais vão contar, ainda, com espaços de lazer com brinquedos infantis de recreação e academia ao ar livre. O prazo para conclusão dos serviços é de seis meses.

Para Wesley Macêdo, que trabalha com a pesca local, a intervenção vai melhorar a vida dos pescadores e garantir a preservação do cais de Mocajituba. “Trabalho aqui desde os meus 14 anos de idade. Essa melhoria vai beneficiar todos nós que trabalhamos com pesca. Aqui é uma área que vem muita gente, então é importante que o local esteja em condições adequadas para receber os visitantes também”, afirmou.

Carregando