Uma operação da Polícia Federal (PF), realizada nesta quinta (5), destruiu cerca de 95 mil pés, 11.580 mudas e 9.000 sementes de maconha nas terras indígenas do Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União; todas as áreas nas proximidades de Centro do Guilherme e em Centro Novo.
Alem disso, os agentes federais encontraram 478 kg de maconha prontos para o tráfico. Todas as substâncias entorpecentes encontradas,incluindo pés, mudas, sementes e plantas já colhidas, perfazem cerca de 32 toneladas, as quais foram devidamente incineradas.
A operação da PF visa reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão; de desarticular a comercialização de drogas na região; identificar os envolvidos, individualizar condutas ilegais e agir na movimentação financeira dos criminosos.
Para a identificação das plantações ilícitas foram utilizadas imagens de satélites por meio do Programa Brasil MAIS. Essa tecnologia permite o acesso e compartilhamento das imagens diárias de uma constelação de mais de 130
satélites.