Frota de ônibus é ampliada com a retomada das aulas presenciais em São Luís

A partir de agora, são 708 veículos de transporte coletivo em circulação na capital.

Fonte: Redação/Assessoria

A Prefeitura de São Luís informou que realizou ampliação da frota de transporte coletivo, desde o início da semana. A medida visa atender a demanda dos estudantes que começam a voltar para as aulas presencial neste semestre. A partir de agora, são 708 veículos em circulação na capital. O objeto é garantir que sejam cumpridas as medidas sanitárias contra a Covid-19.

Os ônibus estão operando nos dias úteis e nos períodos de pico, pela manhã e tarde, informou a Prefeitura. A ação é parte dos diálogos que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vem mantendo com os empresários do setor, com o Sindicato dos Transportes (SET) e outras entidades. Durante o período, as fiscalizações estão sendo intensificadas para prevenir irregularidades e controlar o fluxo de passageiros nos ônibus e terminais de integração. A medida atende à Portaria nº 090/21, publicada pelo Município, dia 26 de julho.  

De acordo com o titular da SMTT, secretário Cláudio Ribeiro, o trânsito também recebeu incremento com a presença de agentes em pontos de maior movimentação da capital, principalmente próximo às escolas e nas principais avenidas e vias de grande circulação de veículos para garantir a fluidez no trânsito. “Também montamos uma ação com a presença de agentes em pontos de maior demanda de organização de trânsito para evitar problemas de fluidez, seja próximo a escolas, seja em cruzamentos de vias”, disse.

Rapidão

Os alunos, professores e colaboradores da Educação também contam com o serviço do ‘Rapidão São Luís’, conforme acrescentou a Prefeitura de São Luís. A iniciativa, inédita na capital maranhense, interliga os cinco Terminais de Integração e diminui o tempo de viagem, garantindo mais agilidade e eficiência no serviço de transporte público.

Os ônibus, que são articulados, atendem aos Terminais de Integração Cohama-Vinhais, Cohab-Cohatrac, Praia Grande, São Cristóvão e do Distrito Industrial. O serviço funciona nos horários de pico, e desafoga o fluxo de passageiros.

O ‘Rapidão São Luís’ mantém o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária – de segunda a sexta. Com isso, o usuário poderá usar o serviço em uma linha convencional e pegar o ‘Rapidão’, sem alteração no tempo de uso do benefício, e vice-versa.

Ainda, durante o período, os ‘corujões’ também estão funcionando normalmente, conforme a programação nas Ordens de Serviços da SMTT. 

Ampliação de pontos de vendas de créditos estudantis

A Prefeitura ainda informou que ampliou pontos de vendas de créditos estudantis para transporte coletivo e o horário de funcionamento das unidades. O objetivo é garantir mais opções a quem utiliza o serviço, evitando a aglomeração de pessoas, dando conforto e praticidade aos usuários.

A partir de agora, os créditos também passam a ser disponibilizados nas unidades do Viva Cidadão da capital, incluindo os postos localizados nos shoppings. Também foi estendido o horário de funcionamento que passa agora a funcionar até às 18h em alguns locais, e, aos sábados, até o meio-dia.

 

Veja os locais de venda de crédito de transporte e créditos estudantis com os respectivos horários de atendimento:

– Central de Estudante (Apeadouro e Apicum). Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h;

– Cinco Terminais de Integração. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; aos sábados, das 8h às 12h;

– Viva Cidadão da Beira-Mar: de segunda a quinta feira, das 7h às 13h e das 14h às 17h;

-Vivas dos Shoppings Passeio (Cohatrac), e Ilha (Maranhão Novo): segunda a quinta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 19h; sexta-feira, das 9h às 13h, das 14h às 18h

Fechar