Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Casarão Tech é inaugurado no Centro Histórico de São Luís

Imóvel adotado pela TVN por meio do projeto “Adote um Casarão” é voltado para a inovação na área de softwares e telecomunicações.

Casarão recebeu uma moderna estrutura metálica e de vidro (Foto: Brunno Carvalho)

Revitalizado por meio do programa “Nosso Centro”, foi inaugurado nesta quarta-feira, 11, um prédio localizado na Rua da Estrela, 472, no Centro Histórico de São Luís, que teve como adotante a operadora TVN Telecomunicações, como parte do projeto “Adote um Casarão”.

O Casarão Tech vai abrigar a nova estrutura de call center da TVN, integrada a um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltado para a inovação na área de softwares e telecomunicações. Nessa operação, a empresa informou que vai gerar um total de 70 empregos diretos.

O casarão adotado e revitalizado era um grande galpão industrial onde já funcionou uma subestação de energia e repartições públicas. A segunda etapa do projeto vai abrigar, futuramente, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que instalará, no local, atividades de pós-graduação na área de Ciência da Computação.

O imóvel recebeu uma moderna estrutura metálica e de vidro, em formato hexagonal, com espaços interligados por rampas. O objetivo da arquitetura foi apresentar um convívio harmônico entre a história e a contemporaneidade.

Foram realizados serviços de restauração com a recuperação da cobertura, esquadrias, pisos, paredes e fachadas, dentre outros elementos arquitetônicos e suas consecutivas instalações.

Entre os ambientes, há uma recepção compartilhada entre os ocupantes do prédio com telões e computadores, sala de atendimento, sala de treinamento para 35 pessoas, entre outras divisórias. E, ainda, uma sala de descompressão que é um ambiente para ser usado nos intervalos entre o período de trabalho, estimulando as relações interpessoais entre a equipe.

O Centro de P&D será uma sala para a geração de tecnologias na área de telecomunicação, aprimoramento de processos e de desenvolvimento de softwares. O investimento na restauração desta parte do casarão foi de R$ 2,5 milhões.

Carregando