Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Primeiro estacionamento verde é inaugurado no Maranhão

Iniciativa tem como objetivo incentivar as instituições públicas e privadas a arborizarem seus estacionamentos não cobertos.

Estacionamento verde é o primeiro, nestes moldes, no Maranhão (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) inaugurou o primeiro estacionamento verde do estado, localizado nas dependências do prédio da Procuradoria Geral de Justiça, na Avenida Professor Carlos Cunha, no bairro do Calhau, em São Luís. A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã dessa quarta-feira (11), ocasião na qual foram plantadas mudas de ipê no entorno do estacionamento da instituição.

De acordo com o MPMA, o programa Estacionamento Verde foi proposto pelo Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O programa tem como objetivo incentivar as instituições públicas e privadas a arborizarem os estacionamentos não cobertos, independentemente do tamanho da área. O termo de adesão do MPMA ao programa foi assinado em março deste ano pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, com vigência de três anos.

O procurador-geral da Justiça, Eduardo Nicolau, declarou que o Ministério Público é exemplo no Maranhão com esta iniciativa. “O ser humano tem a responsabilidade de deixar este mundo um pouco melhor para quem vem depois. E o Ministério Público tem que dar exemplo”, frisou Nicolau.

Segundo Mariléa Campos dos Santos, procuradora de Justiça e presidente da Comissão de Gestão Ambiental do MPMA, o Ministério Público é agente de transformação. “Este estacionamento verde é pioneiro no estado, pois é o primeiro de um órgão público. Tem o objetivo de estimular outras instituições públicas e privadas”, frisou Mariléia.

A iniciativa de criar um estacionamento verde foi regulamentada pela Lei Municipal nº 6.247/2017, que dispõe sobre programa de arborização dos estacionamentos horizontais não cobertos de São Luís.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A coordenadora de extensão da pró-reitoria da Uema, Ariadne Rocha, que é professora do curso de Agronomia, fez um discurso sobre a responsabilidade ambiental. “É individual e institucional a responsabilidade com o meio ambiente. Isto vai além dos nossos muros, das nossas dimensões estruturais. É uma responsabilidade com o planeta, com a vida”, declarou Ariadne Rocha.

A coordenadora informou que a partir de ações locais, como exemplo o estacionamento verde, existirá reflexos na ação global de proteção ambiental do planeta. “Parabenizo a iniciativa do Ministério Público, é brilhante o exemplo que o órgão traz para a sociedade, como estímulo de adotar práticas ambientais no dia a dia”, finalizou.

Carregando