Casa das Marias reforça ações de combate à violência doméstica com campanha Agosto Lilás

O evento contou com a participação de representantes da Rede Protetora de Balsas que atua com ações educativas e preventivas.

Fonte: Redação/Assessoria

O projeto Casa das Marias, ONG que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica no município de Balsas, abriu na terça-feira (10) a programação do Agosto Lilás com uma campanha de conscientização sobre os direitos das mulheres. O evento, organizado pela coordenadora da Casa, Rosangela Galvão de Macedo, com a ajuda de voluntários, contou com a participação de representantes da Rede Protetora de Balsas que atua com ações educativas, preventivas e no cuidado de mulheres que sofrem violência doméstica.

Ao logo deste mês várias ações, como roda de conversa e palestras serão realizadas com o objetivo de reforça a necessidade dessas mulheres buscarem ajuda e denunciar junto aos órgãos competentes a violência doméstica e outros tipos de violência.

A Casa das Marias, atua desde 2013 e vive de doações. “O projeto Casa das Marias é subsidiada através de doações e a maioria dos profissionais são voluntários. Todos os projetos são efetivados através do apoio de empresas, órgãos públicos, pessoas físicas e jurídicas que desejam uma cidade melhor, com menos violência e direitos iguais”, destacou Rosangela Galvão.

Entre as empresas parceiras do projeto está a Ielma Seguros que vai destinar todos os produtos Vida vendido pela empresa ao projeto Agosto Lilás da Casa das Marias. “O combate à violência contra as mulheres e a garantia dos direitos deve ser um compromisso de todos. Por isso nos engajamos nessa causa”, disse proprietária da empresa, Ielma Silva Santos.

AGOSTO LILÁS

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existente.

A abertura da campanha Agosto Lilás na Casa das Marias contou com as presenças da delegada da Mulher, Rosa Lina Moura, Delegada da Mulher, do promotor de Justiça Felipe Boghossian Soares da Rocha, responsável pelas atribuições a Lei Maria da Penha; do titular da 3ª Vara de Balsas, Rafael Felipe de Souza Leite, do defensor público, Samuel de Sousa Zacarias, e da representante da Patrulha Maria da Penha, Thaysa Cardoso Mendes.

Também prestigiaram o evento o Johnny Herberthy M. Ferreira, professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Rosemara Unser e Lisiane Andrade Lescano, professora da UNIBALSAS; Ielma Silva Santos, da Ielma Seguros e Financiamentos e toda a equipe voluntária da Casa das Marias.

Fechar