Desenvolvido equipamento para capturar coronavírus

equipamento, batizado de CoronaTrap, passa pelos últimos ajustes para facilitar seu deslocamento

Fonte: Da redação

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolveu um equipamento capaz de capturar e medir a carga viral de coronavírus presentes em diversos ambientes.

A captura e medição da carga viral é feita por meio de aerossóis presentes na atmosfera. A pesquisa tem como objetivo  fornecer informações mais precisas sobre a concentração de SARS-Cov-2 e a capacidade de contágio.

Os pesquisadores pretendem realizar os testes em escolas públicas e na estação ferroviária Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Todos são locais de grande aglomeração.

O equipamento, batizado de CoronaTrap, passa pelos últimos ajustes para facilitar seu deslocamento. Os vírus capturados são armazenados em um recipiente de cor âmbar chamado bioflask e mantidos em baixas temperaturas para que não se degradem.

O desenvolvimento do projeto conta com financiamento da Segunda Chamada Emergencial de Projetos Para Combater os Efeitos da Covid-19, lançada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), após o início da pandemia.

Fechar