Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Desenvolvido equipamento para capturar coronavírus

equipamento, batizado de CoronaTrap, passa pelos últimos ajustes para facilitar seu deslocamento

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolveu um equipamento capaz de capturar e medir a carga viral de coronavírus presentes em diversos ambientes.

A captura e medição da carga viral é feita por meio de aerossóis presentes na atmosfera. A pesquisa tem como objetivo  fornecer informações mais precisas sobre a concentração de SARS-Cov-2 e a capacidade de contágio.

Os pesquisadores pretendem realizar os testes em escolas públicas e na estação ferroviária Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Todos são locais de grande aglomeração.

O equipamento, batizado de CoronaTrap, passa pelos últimos ajustes para facilitar seu deslocamento. Os vírus capturados são armazenados em um recipiente de cor âmbar chamado bioflask e mantidos em baixas temperaturas para que não se degradem.

O desenvolvimento do projeto conta com financiamento da Segunda Chamada Emergencial de Projetos Para Combater os Efeitos da Covid-19, lançada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), após o início da pandemia.

Carregando