Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Assinada ordem de serviço para revitalizar a Fonte do Ribeirão em São Luís

O ato foi confirmado no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, e os serviços estão programados para serem concluídos em 20 dias.

Prefeito Eduardo Braide assina Ordem de Serviço para recuperação da Fonte do Ribeirão, no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta terça-feira, 17, a ordem de serviço para a recuperação da Fonte do Ribeirão, localizada no Centro da capital. O ato foi confirmado no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, e os serviços estão programados para serem concluídos em 20 dias, de acordo com a gestão municipal. “O importante monumento que faz parte da história da cidade terá toda a sua beleza revitalizada e integra o conjunto de ações que estão sendo realizadas na região para preservar o patrimônio”, frisou a Prefeitura.

“É uma felicidade muito grande assinar esta ordem de serviço hoje, quando é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. A Fonte do Ribeirão guarda boa parte da história da nossa cidade e logo será entregue totalmente recuperada. A recuperação da fonte não é uma ação isolada. Estamos com diversos investimentos na região como a requalificação da Rua do Giz e as obras do programa Centro Acessível. Também já sorteamos 22 habitações sociais nas ruas do Giz e da Palma, beneficiando mais de 60 pessoas. E muitas outras ações serão executadas para preservar nosso Centro Histórico”, assegurou o prefeito Eduardo Braide.

A ordem de serviço também foi assinada pelos secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; Cultura, Marco Duailibe; e pela presidente da Fundação do Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa. Participou do ato, o secretário-adjunto de Comunicação, Igor Almeida. 

Recuperação

Deteriorada pela ação do tempo e a ausência de cuidados para sua manutenção, atualmente a Fonte do Ribeirão já não apresenta sua beleza por completo. Orçados em aproximadamente, R$ 80 mil, o serviço de restauro irá transformar esta realidade. “Faremos a restauração total da fonte com diversos serviços como a pintura, limpeza, recuperação das avarias causadas pela ação do tempo e pelo vandalismo. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 20 dias e que sejam entregues durante as comemorações de aniversário da nossa cidade”, informou Bruno Costa, titular da Semuhr.

Será feito o preenchimento dos rejuntes danificados das pedras de lioz do piso da fonte e das escadas, que também terão os espelhos dos seus degraus refeitos por causa do avanço das raízes. Também será feita a pintura de todas as paredes e das carrancas.

A réplica da estátua de Netuno, no topo da fonte, passará por novo resinamento para manter o aspecto natural, melhorando o aspecto visual e preservando sua integridade. A estátua original fica guardada na sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan) no Maranhão, na Rua do Giz.

Os serviços se estendem também ao entorno da fonte que receberá melhorias nas calçadas e trocas do meio-fio para alinhamento correto das calçadas. Também serão feitas ações de paisagismo, recomposição dos paralelepípedos e nova iluminação.

As obras serão executadas pela Semurh em parceria com a Secult e da Fumph, que elaborou o projeto de recuperação. 

Carregando