Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Maranhão recebe novo lote de vacinas para intensificar Mutirão da Segunda Dose

Os imunizantes devem ser distribuídos a partir desta quarta-feira, 18, aos 217 municípios maranhenses. 

Foto: Reprodução

O Maranhão recebeu 327.190 doses de imunizantes para prosseguir a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no estado. A intenção é intensificar o Mutirão da Segunda Dose com o novo lote.

Nessa segunda-feira (16), foram recebidas 89.750 doses de AstraZeneca, para aplicação de segunda dose, e 56.160 doses da vacina Pfizer destinadas à segunda dose para o público de gestantes e puérperas, além da primeira dose para o público de 35 a 39 anos.

No último sábado (14), o estado já havia recebido 67.790 doses da CoronaVac para aplicação de primeira e segunda dose, e 113.490 doses da Pfizer também para imunização do público na faixa etária de 35 a 39 anos.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, os imunizantes devem ser distribuídos no decorrer desta semana, muito provavelmente a partir desta quarta-feira (18), aos 217 municípios maranhenses.

“Vale ressaltar que os municípios que já atingiram a faixa etária de 18 anos podem iniciar com a vacina Pfizer, a imunização do público de adolescentes, por ordem decrescente, de 17 a 12 anos”, complementa a superintendente Tayara Pereira.

Todas as doses foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI-MA), vinculada à SES, onde passam por conferência.

Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 6.592.670 doses recebidas, sendo 1.844.290 doses da CoronaVac, 3.436.950 doses da AstraZeneca, 1.198.530 doses da Pfizer e 112.900 doses da Janssen.

Mutirão da Segunda Dose

Para auxiliar os municípios no aumento da cobertura da D2 e concluir o esquema vacinal dos maranhenses contra a Covid-19, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza em parceria com as prefeituras, o Mutirão da Segunda Dose. A ação, que teve início nesta segunda-feira (16), alcança inicialmente nove municípios: Buriticupu; Cidelândia; Vila Nova dos Martírios; Bacabal; Paulo Ramos; Grajaú; Alcântara; Paço do Lumiar e Raposa.

Paralelo a esta ação, a Secretaria de Estado da Saúde continua auxiliando os municípios na aplicação da primeira dose.

Vacinação de adolescentes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), aprovou a imunização do público de 12 a 17 anos com a vacina Pfizer/Wyeth/BioNTech, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Municípios maranhenses já iniciaram a vacinação de adolescentes no estado.

Até o momento, pelo menos dez municípios maranhenses iniciaram a vacinação do público de 12 a 17 anos. Além de Paço do Lumiar, também já estão imunizando este público-alvo: Barra do Corda, Amarante do Maranhão, Pedreiras, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís e Zé Doca.

Carregando