A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) votou nessa quarta-feira (18) favorável à aprovação do PL 1946/2019, que prevê a suspensão de posse de arma em casos de violência contra a mulher. O texto será encaminhado à Câmara dos Deputados.
Aprovada por unanimidade, a proposta foi confirmada por meio do substitutivo de autoria da senadora Leila Barros (DF). A parlamentar deverá oficializar nesta quinta-feira (19) sua filiação ao Cidadania.
Durante a discussão da matéria, Eliziane classificou a iniciativa como um mecanismo importante na reduzir o número de mortes por feminicídio no país.
“Os estudos são preocupantes e apontam que o acesso fácil e rápido a arma de fogo no ambiente doméstico tem contribuído para o aumento de morte de mulheres no Brasil. E este projeto é de extrema relevância porque dificulta esse acesso. Vem ao encontro de nossa luta permanente para combater a violência contra as mulheres”, afirmou a senadora em um trecho da fala.
Eliziane citou ainda estudo do Instituto Sou da Paz, que foi realizado ao longo de 20 anos, que aponta o uso da arma de fogo como responsável por 51% das mortes de brasileiras.
O projeto foi aprovado com emenda de plenário que estende a suspensão de posse arma em casos de violência contra crianças e idosos.