Exames detectam 38% de animais com calazar em São Luís

A ação aconteceu no Centro de Ensino Dorilene Silva Castro no bairro do Coroadinho, em São Luís

Fonte: Da redação

SÃO LUÍS – Exames realizados durante a edição do Mais Saúde Animal no bairro do Coroadinho, que ocorreu no sábado (21), mostraram que mais de 38% dos cachorros testados foram diagnosticados com Leishmaniose Visceral Canina (calazar). Dos 131 testes rápidos para calazar, 80 deram resultado negativo e 51 positivo. Os que apresentaram resultado negativo receberam coleiras de proteção contra o mosquito transmissor da doença.

A ação aconteceu no Centro de Ensino Dorilene Silva Castro e promoveu consultas e vacinação de cães e gatos. Assim que chegavam ao local, tutores e pets eram recepcionados pelos colaboradores do Mais Saúde Animal, que faziam direcionamento para a consulta previamente agendada, testagem ou vacinação.

Lançado em 2017 pelo Governo do Estado, o Programa Mais Saúde Animal foi retomado no mês de julho deste ano. Nas outras duas edições realizadas, a iniciativa garantiu 2.613 atendimentos a pets da capital, atendendo cães e gatos dos bairros do Anjo da Guarda, Cidade Olímpica e suas adjacências, fortalecendo nas regiões o combate à Leishmaniose e à Raiva, zoonoses endêmicas no Maranhão.

Fechar