Mural da Memória homenageia Diomar Leite em Viana

O grande mestre Diomar Leite, fundador do mais tradicional Bumba Boi do município de Viana, na Baixada Maranhense, é o sétimo homenageado pelo Projeto

Fonte: Da redação com Assessoria

A equipe do Projeto “Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão” estará entre 23 e 26 de agosto, em Viana. O artista plástico Gil Leros, com o uso da técnica do Graffiti, produzirá mais um mural da memória, dessa vez para homenagear o fundador do Bumba meu Boi Nossa União de São Cristóvão de Viana: Diomar Leite.

De sotaque de Matraca da Baixada, o Boi “Nossa União” de São Cristóvão possui, oficialmente, cerca de 30 anos de história, tendo sido fundado por Diomar Leite no início da década de 1990. Mas, na realidade, estudos e pesquisas mostram que a brincadeira é centenária, datando do início do século XX, sendo parte importante dos costumes e tradições da comunidade São Cristóvão.

A brincadeira ficou paralisada por alguns anos, mas ressurgiu, com força total, sob a liderança do falecido Diomar Leite. Ele é, para muitos, ‘um grande mestre da cultura popular do Maranhão’, como declara o também mestre José Manoel Sousa, o popular ‘Baeco’, amigo pessoal de Diomar Leite, e que esteve com ele à frente do Boi “Nossa União” por muitos anos. “Diomar é mestre dos mestres. Grande organizador e dirigente do Boi Nossa União de São Cristóvão”, fala entusiasmado o ‘Baeco’.

A construção de grandes ‘Murais da Memória’, e também de um documentário, em homenagem a personalidades que marcaram a história do Bumba meu Boi do Maranhão é uma idealização do artista plástico Gil Leros em parceria com o Bumba Boi da Floresta de Apolônio Melônio, e conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Benfeitoria e do SITAWI Finanças do Bem.

Fechar