Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Saiba quais são as comidas típicas brasileiras famosas em outros países

Algumas criações gastronômicas tipicamente brasileiras fazem bastante sucesso pelo mundo afora

Foto: Reprodução

Que a gastronomia brasileira é rica em sabores, criatividade e elementos culturais é algo que a maioria de nós tem conhecimento. Repleta de influências diversas da África, da Europa e dos indígenas a nossa culinária ganhou vida própria. Embora considerada exótica por muitos estrangeiros algumas criações gastronômicas tipicamente brasileiras fazem bastante sucesso pelo mundo afora. Quer saber quais são? Listaremos algumas por aqui!

Brigadeiro

Sim, esse doce tipicamente carioca e genuinamente brasileiro é imensamente apreciado por estrangeiros que visitam o país e até mesmo no exterior. Se lá fora o que existe de mais similar a um brigadeiro seria uma trufa, por aqui o curioso mesmo é sua origem. Dizem que por volta de 1946, o Brigadeiro Eduardo Gomes se candidatou a Presidência da República. Uma de suas apoiadoras teria criado o doce como uma forma de arrecadar fundos para a campanha. Logo, se tornou popular comprar para comer o “docinho do brigadeiro” para apoiar a campanha dele e o resto se tornou o que já se sabe hoje em dia!

Churrasco

Churrascos existem pelo mundo inteiro de formas variadas mas nada se assemelha ao “Brazilian Barbecue”, o nosso churrasco, que é completamente diferente de tudo o que existe no restante do mundo. Nossa carne temperada somente com sal grosso e servida ainda rosada é exclusividade nossa. Aliás, somente em churrascarias brasileiras o garçom vai até a mesa do cliente efetuar o corte da carne e servi-la. Outros acompanhamentos do nosso churrasco como queijo coalho, coração de frango, pão de alho, entre outras delícias também só existem por aqui em terras tupiniquins.

Feijoada

Outro prato tipicamente brasileiro apreciado e bastante reconhecido ao redor do mundo é a Feijoada. Nossas carnes de porco mergulhadas em feijão preto fazem bastante sucesso e é uma de nossas receitas que menos sofre alterações na hora de reproduzi-la justamente para não alterar a experiência de comer um prato genuinamente brasileiro. Existe uma mitologia de que a Feijoada teria surgido nos tempos da escravidão, preparada nas senzalas com o resto das carnes desprezadas pelos portugueses. Essa versão não encontra muito embasamento histórico uma vez que os escravos comiam apenas feijão com farinha e o prato se assemelha a vários tipos de cozidos surgidos na europa. O mais provável é que o prato tenha surgido no final do século XIX em restaurantes cariocas, sendo tão local quanto a Baía de Guanabara como afirmou o historiador Câmara Cascudo.

Caipirinha

No rastro da feijoada temos a nossa bebida mais reconhecida ao redor do planeta, a Caipirinha. Esse coquetel genuinamente brasileiro feito de cachaça, limão, açúcar e gelo é amplamente amado por estrangeiros que visitam nosso país. O que torna sua reprodução mais difícil em outros países é um ingrediente genuinamente brasileiro, a cachaça. Entretanto, versões a base de vodka, rum e outras bebidas alcólicas também se espalham por aí.

Restaurantes de culinária brasileira ao redor do mundo

O sucesso da culinária brasileira ao redor do mundo é tão grande que já existe uma febre de restaurantes de gastronomia brasileira em diversos países do mundo, assim como por aqui temos os japoneses, árabes e italianos. Os melhores restaurantes brasileiros em Birmingham, na Inglaterra, por exemplo, trazem estes e outros pratos mencionados acima. Resumindo, hoje em dia é possível encontrar restaurantes brasileiros espalhados por todos os continentes e apreciar o melhor dos pratos típicos que só o Brasil sabe fazer.

Carregando