Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Você sabe como está sua saúde mental?

O tema saúde mental ficou em evidência no último ano, principalmente por conta da pandemia da Covid-19

Foto: Reprodução

O tema saúde mental ficou em evidência no último ano, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. O isolamento social, o distanciamento e a perda de entes queridos fez com que a procura por atendimento de saúde mental disparasse.

A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

No Brasil, dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostram que 59% de seus associados perceberam aumento de até 25% nas consultas no período; 69,3% atenderam pacientes que já haviam recebido alta; e 82,9% perceberam o agravamento dos sintomas em pacientes que ainda estão em tratamento.

Os transtornos mais comuns entre as pessoas que estão buscando atendimento são episódios depressivos, ansiedade e somatizações. Há também aumento de casos de “burnout” (esgotamento), abuso de álcool e drogas.

Os dados também mostraram o que a ABP chamou de “fadiga do Zoom”: 56,1% dos psiquiatras responderam que os pacientes reclamaram de excesso de videoconferências.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2020, com cerca de 17,5 mil pessoas, 47% de bairros populares e 24% com renda até R$ 2,1 mil, verificou que ansiedade (relatada por 86,5% dos pesquisados) foi o transtorno mental mais relatado, seguido por transtorno de estresse pós-traumático (45,5%) e depressão em sua forma mais grave (16%).

Dicas para melhorar sua saúde mental

1 – Cuide do seu corpo

Adotar hábitos saudáveis para o corpo aprimoram a saúde mental. Eles incluem:

● Manter uma dieta balanceada e nutritiva

● Manter-se bem hidratado

● Não fumar

● Praticar exercícios, o que ajuda a combater a ansiedade, a depressão e o humor

● Mantenha um sono regular e renovador

2 – Evite o consumo de álcool e outras drogas

O consumo de substâncias psicoativas, principalmente quando abusivo, aumenta consideravelmente as chances de desenvolver transtornos mentais, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, se você já tiver problemas de saúde mental, o uso delas pode agravar a situação. Além disso, essas substâncias causam problemas degenerativos no cérebro.

3 – Mantenha boas relações com as pessoas ao seu redor

Esteja cercado de pessoas que te fazem bem. A interação social é um fator que protege contra problemas de saúde mental — principalmente o contato direto e presencial. Procure estar perto de pessoas positivas, nas quais você confie e que te apoiem.

4 – Trabalhe com a realidade e com o presente

As nossas expectativas podem gerar ansiedade, principalmente em tempos incertos, quando imprevistos podem prejudicar os nossos planos. Portanto, é importante adequá-las ao que realmente é possível. Planejar aprender um idioma em poucos meses, por exemplo, pode não ser realista se você trabalha o dia todo. Portanto, faça planejamentos que estejam de acordo com as suas possibilidades e viva um dia após o outro.

5 – Elimine as fontes de estresse

O estresse faz parte da vida e é preciso aprender a lidar com ele. Para isso, várias estratégias podem ser adotadas, como praticar yoga, tai chi, caminhar pela natureza ou brincar com um animal de estimação.

Mas, além de aprender a lidar com ele, também é importante eliminar da sua vida as fontes de estresse extremo. Notícias, por exemplo, podem ser um gatilho, assim como conversar com pessoas negativas.

6 – Dedique um tempo para você

Ouça música, leia livros, veja filmes, cuide de animais e plantas, tome um banho longo e relaxante, mantenha um diário, tenha um hobby… todos esses hábitos vão fazer bem para a sua saúde mental.

7 – Não se cobre tanto

As cobranças do estilo de vida moderno são intensas, mas é preciso resistir à tentação de fazer tudo com perfeição. Nenhum trabalho, curso ou relação vale a sua saúde física e mental. Portanto, respeite os seus próprios limites.

Carregando