Banco Central avança nas discussões da moeda virtual brasileira

A iniciativa surgiu após o sucesso do PIX, lançado em novembro do ano passado.

Fonte: Redação / Brasil 61

O Banco Central avança nas discussões em torno da implementação da moeda digital brasileira. O projeto Real Digital está em fase de estudos, e, neste segundo semestre de 2021, está aberto a contribuições da sociedade.

O Banco Central frisou que a emissão de moedas digitais já desperta o interesse de cerca de 85% dos bancos centrais ao redor do mundo.

Fabio Araújo, coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do Banco Central, explica que o real digital é uma representação adicional do dinheiro em papel e somente existiria em ambiente virtual. “É o real que não tem existência física. Só vai existir em sistemas computacionais. O Banco Central emitiria esse recurso. Da mesma forma que ele emite o real físico, emitiria um real no formato digital. Esse recurso é distribuído através das instituições do sistema de pagamento. Então, você poderia sempre operar com esse real sem nunca tocá-lo. Você usa o seu computador, a sua carteira digital”, afirma.

A moeda digital seria usada para finalidades que o dinheiro em papel já exerce, como realizar compras, fazer pagamentos e transferências, por exemplo. A iniciativa surgiu após o sucesso do PIX, lançado em novembro do ano passado.

Fechar