Uma forte descarga elétrica causou a morte da jovem Radja Ferreira de Oliveira, de 18 anos, enquanto ela usava o celular que estava carregando. O caso ocorreu na cidade de Santarém, no oeste do Pará, nesse domingo (29).
Uma equipe do Samu foi acionada e se dirigiu até o local da ocorrência, onde a vítima já havia recebido os primeiros socorros. No hospital, foi constatado que a vítima já não apresentava mais sinais vitais.
A jovem estava usando o celular conectado à tomada quando um raio caiu, contou a mãe dela. Radja ficou desacordada e em seguida foi socorrida por familiares, mas não resistiu à forte descarga elétrica.
Riscos
Especialistas alertam para o risco de acidentes quando se usa o celular enquanto ele está carregando. Devido ao aquecimento do aparelho durante o carregamento da bateria, explosões ou descargas elétricas podem ocorrer, especialmente em celulares com as opções de carga “rápida” ou “turbo”.
A grande quantidade de energia e volts utilizada pode ser transmitida para o usuário em casos de falha de isolamento no carregador, descargas elétricas ou sobrecargas na rede, que causam instabilidades na tensão das tomadas.