O mês de agosto foi de intensas atividades educativas no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa).
As ações foram realizadas por vários setores da unidade para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, oferecendo educação permanente aos profissionais e para levar informação de qualidade aos pacientes e acompanhantes.
No início do mês, como parte do projeto “Sala de Espera”, o tema “Dia Mundial da Saúde” alertou pacientes e acompanhantes sobre a importância da defesa do SUS e do direito à vida. O Serviço Social do HTO foi o responsável em fazer as abordagens necessárias e devidos esclarecimentos.
Entre os dias 10, 12 e 20, ocorreu a Oficina de Montagem de Coletor de Material Perfuro Cortante e Descarte Correto de Resíduos. O público alvo da ação foi a equipe de enfermagem do HTO, que teve a orientação do enfermeiro de coordenações clínicas cirúrgicas, Artur Ribeiro.
“Treinamento sobre feridas – O poder da ação combinada em lesões” foi mais uma ação promovida pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão durante o mês de agosto. As palestras, que foram ministradas pelas enfermeiras Márcia Lopes e Luciana Marinho, tiveram como público-alvo a equipe de enfermagem do HTO.
A unidade de saúde também preparou uma ação direcionada à sua equipe de auxiliares administrativos, que puderam aperfeiçoar seus conhecimentos com o 1º Workshop de Noções Básicas de Excel. Os facilitadores da iniciativa foram os técnicos em informática, Matheus Abreu e Felipe Brendo.
Ainda como parte das ações ocorridas durante o mês de agosto, a Gerência de Enfermagem se reuniu com sua equipe para uma reunião da Comissão de Curativo, com orientações da enfermeira Danielle Nogueira.
A enfermeira especialista em terapia intensiva e coordenadora da UTI, Nayana Monteiro, foi a facilitadora da palestra “Enfermagem: Manuseio e Cuidados com Sondas e Drenos”.
No dia 27 de agosto, as ações foram direcionadas ao Treinamento CME: Boas Práticas de CME e Consumíveis, direcionadas à equipe do Centro Cirúrgico e da Central de Materiais de Esterilização. A iniciativa teve como facilitadora a enfermeira especialista em CC e CME, e Instrumentação Cirúrgica, Juliana Severiano – CISA.
O HTO reforçou a luta da violência contra a mulher com ações dedicadas ao Agosto Lilás e os 15 anos da Lei Maria da Penha. A abordagem foi tema de mais uma edição do projeto Sala de Espera, que teve como convidado o advogado Dr. Rodrigo Dean e participação especial da atriz Ana Eva Martins.
Para o mês de setembro, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão prepara mais uma série de ações, dedicadas à sua equipe profissional e, também, aos pacientes e acompanhantes. A unidade de saúde reforça sua proposta de oferecer um atendimento humanizado, preocupado, acima de tudo, com a plena recuperação dos seus atendidos e o bem-estar de todos.