158 postos de gasolinas são autuados pelo MPMA na Grande São Luís

Ao todo foram ajuizadas 22 Ações Civis Públicas contra os estabelecimentos localizados na Grande Ilha de São Luís

Fonte: Da redação com Informações do MPMA

SÃO LUÍS – 158 postos de combustíveis foram autuados pelo Ministério Público do Maranhão. Ao todo foram ajuizadas 22 Ações Civis Públicas contra os estabelecimentos.

As ações tiveram origem no relatório final encaminhado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, fruto do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (“CPI dos Combustíveis”) que investigou supostas irregularidades na venda de combustíveis nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, no período de 29/12/2020 a 01/04/2021.

Diante das conclusões do relatório, que apontou irregularidades na comercialização de combustíveis em São Luís e região metropolitana (grande ilha), os órgãos signatários entenderam por bem submeter as questões a análise do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, através das Ações Civis Públicas que foram ajuizadas.

As referidas ações submetem ao Poder Judiciário a análise dos temas a seguir: a) repasse aos consumidores de aumento superior ao percentual de aumento da refinaria; b) repasse de aumento aos consumidores na data de comunicação do reajuste, mas sem que tenha havido ainda renovação de estoque do posto, ou seja, sem que tenha havido a aquisição do combustível com valor reajustado; c) similaridade de preços por corredor e região nos mesmos horários, a partir do anúncio do aumento do produto pela Petrolífera.

Por fim, as ações pedem ainda que as empresas que comprovadamente tenham incidido em quaisquer das práticas descritas acima, sejam condenadas a pagar indenização por dano moral coletivo.

O Ministério Público não divulgou o nome dos postos de combustíveis autuados.

 

Fechar