Um homem foi preso, na madrugada desse sábado (4), suspeito de furtar carga de soja na área portuária de São Luís. O flagrante aconteceu no Km 4 da BR-135, próximo à Vila Maranhão.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no momento da abordagem policial, o suspeito se encontrava juntando soja que havia sido derramada de uma carreta momentos antes. O homem fazia o recolhimento e a colocava em sacos depositados na carroceria de uma picape Saveiro, cor branca.
Outros suspeitos que participavam do furto conseguiram fugir para uma região de mato ao notarem a presença da PRF.
RECORRENTE
De acordo com a PRF, o problema de furto de soja na região portuária não é de hoje, indicando a possibilidade de um comércio clandestino do produto naquele trecho. A soja seria usada como componente alimentar para animais.
No primeiro semestre deste ano, agentes da PRF teriam conseguido prender outras pessoas pelo mesmo motivo.
COMO ACONTECE
De acordo com a PRF, as carretas e caminhões se deslocam sentido Pedrinhas em direção à Vila Maranhão e ao porto do Itaqui. Quando os condutores reduzem a velocidade nos quebra-molas, os criminosos aproveitam para abrir na tampa traseira dos semirreboques. Em seguida recolhem a carga em caminhonetes ou em automóveis.