Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Serviço de escolta oferece apoio a ciclistas em São Luís

Orientação é ofertada para quem pedala nos fins de semana no trecho entre as avenidas Litorânea, Holandeses e as ciclovias da Península.  

Agebike entrou em funcionamento junto com o Bike Tour SLZ (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Com o intuito de garantir mais apoio aos ciclistas, a Prefeitura, por meio da SMTT, lançou nesse domingo, 5, um novo serviço, o Agebike. Realizado por agentes de trânsito, caracterizados e montados em bicicletas, a atividade consiste em oferecer orientação aos ciclistas que pedalam nos fins de semana e feriados no trecho entre as avenidas Litorânea, Holandeses e as ciclovias do bairro Península.

De acordo com o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro, a iniciativa visa ampliar as condições de estrutura, segurança e orientação aos ciclistas da capital. “O serviço de agebike além de ser uma ação em benefício dos ciclistas por ocasião do aniversário da cidade, se insere num conjunto de ações que serão executadas nas vias da capital voltadas para todos os ciclistas, seja para quem usa a bicicleta como atividade de recreio ou como meio obrigatório e alternativo de transporte”, destacou.

O serviço agebike é resultado de uma parceria entre o setor público e privado, que inclui a SMTT e a empresa Jota Cicli Bike e Motos (localizada no bairro Cohatrac). A escolha do trecho onde será realizada a atividade se deu em função da maior frequência do ciclismo na cidade.

A equipe de Agebike é composta de quatro agentes de trânsito, que vão atuar em duplas para cobrir toda a área, prestando o serviço de orientação, apoio e disciplinamento dos esportistas. Além do fardamento caracterizado, os agebikes estarão devidamente munidos com apitos, retrovisor, lanternas, pisca e todo equipamento devido.

 Bike Tour SLZ

Mais de 400 ciclistas participaram, na manhã desse domingo (5), do Bike Tour SLZ, passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel). O trajeto, cercado de belezas e com roteiro turístico guiado, teve como largada e chegada a Lagoa da Jansen, numa extensão de 16 km. O passeio contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt) que, a partir de agora, dispõe do Agebike, serviço prestado aos ciclistas da capital por agentes de trânsito usando bicicletas.

Da Lagoa da Jansen ao Centro Histórico de São Luís, os ciclistas passaram pela Praia da Ponta d’Areia, na Avenida dos Holandeses, e pelo Forte de Santo Antônio, na Península. De lá, seguiram pela Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco, até chegarem à Praça Dom Pedro II, no Centro, com acesso pela Avenida Beira-Mar. No retorno à Lagoa da Jansen, também ponto de chegada, os ciclistas passaram novamente pela Beira-Mar, desta vez, em circuito pela antiga sede da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e Praça Maria Aragão, voltando a cruzar a foz do Rio Anil pela Ponte José Sarney. 

O passeio ciclístico Bike Tour SLZ integra a programação especial da Semdel em comemoração aos 409 anos de São Luís, e é uma forma de apoiar o ciclismo na cidade.

Carregando