Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Veja como conseguir descontos de até 20% na conta de energia

Quem reduzir o consumo de energia entre os meses de setembro e dezembro em, no mínimo 10%, em relação ao mesmo período de 2020, ganhará o bônus

Foto: Reprodução

Consumidores residenciais e de pequenos negócios que diminuírem de forma voluntária o consumo de energia elétrica podem receber descontos na conta de luz que variam de 10% a 20%, segundo anunciou o Governo Federal.

Quem reduzir o consumo de energia entre os meses de setembro e dezembro em, no mínimo 10%, em relação ao mesmo período de 2020, ganhará o bônus no valor final da fatura de energia. O benefício também se aplica para quem conseguir diminuir até 20%, conforme esclarece a decisão publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A redução, que será de R$ 0,50 por cada quilowatt-hora (kWh) sobre o volume de energia consumida, precisa estar dentro da meta de 10% a 20%. Isso significa que, quem economizar menos de 10% não terá direito ao bônus e quem economizar mais que 20% também não receberá a quantia adicional. É preciso ficar dentro dos limites percentuais.

Os dados para a comparação terão como base o somatório do consumo de energia elétrica ao longo dos quatro meses. Neste caso, o acumulado entre setembro e dezembro deste ano será colocado em contraposição com a soma das mesmas quatro faturas de 2020.

Realizada a devida comparação, se constatado uma redução no consumo entre 10% e 20%, um desconto será creditado ao titular da conta de luz, que será repassado a partir de janeiro de 2022.

Carregando