O Facebook e a Ray-Ban anunciaram que pretendem lançar em breve um óculos smart capaz de gravar stories e postá-los nas redes sociais. A notícia foi divulgada no perfil de Mark Zuckerberg.
Segundo Zuckerberg, os óculos contam com duas câmeras de 5 MP na parte frontal, ao lado das lentes. As imagens são capturadas ao acionar um botão lateral ou através de comando de voz. No último caso, a assistente virtual do Facebook se encarrega de gravar a imagem.
O produto ainda oferece luz em LED que sinaliza se o usuário está gravando ou não. Nas hastes dos óculos existem alto-falantes, o que possibilita atender chamadas, por exemplo.
Um dos objetivos é deixar os usuários um pouco distantes das telas dos celulares. Assim, é possível ter um foco ainda maior no que está acontecendo ao redor da pessoa. Caso algo interessante seja captado, fica mais fácil gravar o acontecimento nas redes sociais.
Zuckerberg garantiu que as mídias ficarão salvas no dispositivo por meio de criptografia. Segundo ele, será possível armazenar até 30 vídeos de 30 segundos ou 500 fotos nos óculos.
Para fazer o download das mídias salvas será necessária conexão com um smartphone via aplicativo. O compartilhamento será viabilizado por Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. Além disso, os óculos deverão contar com suporte ao Twitter.
O modelo Ray-Ban tecnológico será apenas 5 gramas mais pesado que um par de óculos tradicional. A fabricante planeja 20 variações do modelo, com quatro cores diferentes e seis tipos de lentes. Isso tudo garantirá dezenas de combinações possíveis.
O nome oficial dos óculos é Ray-Ban Stories. Inicialmente, o preço sugerido é de US$ 299 nos EUA.