Sempre preocupado com o bem-estar do paciente, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) desenvolve constantemente uma série de ações educativas, com o intuito de orientar seus colaboradores a desenvolver um trabalho cada vez mais eficiente.
Nessa quarta-feira, 15 de setembro, a unidade de saúde, que é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), promoveu uma atividade em alusão ao Dia Mundial da SEPSE, doença conhecida popularmente como infecção generalizada.
A programação contou com a palestra “SEPSE: um problema de saúde pública”, que teve como facilitador o Dr. Cloves Carneiro, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Destinada aos profissionais de saúde do HTO, a palestra teve como foco os modos de prevenção e cuidados, como a higiene adequada das mãos e atenção especial aos equipamentos médicos. Atitudes que podem ajudar a prevenir infecções hospitalares que levam à SEPSE.
Dr Cloves alertou que a SEPSE não acontece só por causa de infecções hospitalares, e ressaltou que bons hábitos de saúde podem ajudar. Outra dica importante ressaltada pelo palestrante é evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos.
O HTO possui 46 leitos, sendo 10 de UTI, três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos.