Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

HTO realiza intensa programação no Dia Mundial da Segurança do Paciente

Foram dois dias de muitas atividades, 14 e 17 de setembro, com relatos da experiência positiva na unidade de saúde.

Equipe do HTO promoveu o Dia Mundial da Segurança do Paciente (Foto: DIvulgação)

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa) realizou uma vasta programação referente ao Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Foram dois dias de intensas atividades, 14 e 17 de setembro, com relatos da experiência positiva sobre a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital de ortopedia de São Luís.

Na ocasião, foi realizada uma palestra em alusão à temática, ministrada pela enfermeira Jhéssica Gomes, que ressaltou a importância da equipe para o sucesso do evento: “A equipe do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) fez esse dia se tornar muito mais especial. Obrigada a todos que participaram da peça e representaram brilhantemente as seis metas internacionais de segurança do paciente”, disse.

A programação ainda contou com Dinâmica de Segurança do Paciente, com as seis metas internacionais, que são;

– Identificar o paciente corretamente

– Melhorar a eficácia da comunicação

– Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância

– Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto

– Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde

– Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas

“O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas”, explicou o enfermeiro Roque Costa.

Ainda foi promovida Atividade Setorial e roda de conversa sobre a participação ativa dos pacientes e acompanhantes referente ao tema estabelecido, com a realização de atividades lúdicas.

No final da programação, o HTO foi laureado com um Certificado de Reconhecimento, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) “pelos esforços que vem desempenhando para alcance da classificação de Alta Conformidade para Segurança do Paciente e qualidade na assistência, no ano de 2021.

Carregando