Vulcão que pode causar tsunami e atingir São Luís entra em erupção

De acordo com a agência Efe, na zona, próxima de Las Manchas, é visível uma enorme coluna de material vulcânico

Fonte: Da redação

SÃO LUÍS – O vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilha de La Palma, que há poucos dias causou preocupação no meio científico pois poderia produzir um tsunami que atingiria a costa brasileira, entrou em erupção neste domingo (19). Segundo análise feita em estudo produzido no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Ilha de La Palma fica a 4.462 km de São Luís.

De acordo com a agência Efe, na zona, próxima de Las Manchas, é visível uma enorme coluna de material vulcânico. O local onde se deu a erupção não é habitado, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres. As autoridades começaram a retirar as pessoas com problemas de mobilidade nas localidades dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.

A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) publicou uma nota técnica sobre o risco de um tsunami atingir a costa brasileira em caso de erupção do vulcão Cumbre Vieja. No documento, a instituição reforçou que o risco é real e estudado desde 1999, mas a possibilidade do fenômeno ocorrer é “muito pouco provável”.

Fechar