Considerada pelo Governo do Maranhão com uma das obras mais expressivas atualmente no Estado, a Ponte Central-Bequimão vai interligar 13 municípios da baixada maranhense.
Atualmente, a frente de trabalho se concentra no içamento de vigas metálicas sobre os blocos em água. “Um trabalho complexo e minucioso que tem exigido atenção da equipe de engenharia”, frisou a gestão estadual.
Com 589 metros de comprimento, a obra da Ponte Central-Bequimão também já teve as lajes lançadas para construção do estrutura, como afirmou o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Cleyton Noleto: “Lajes lançadas para construção do tabuleiro (superestrutura) da ponte Central/Bequimão. Mais uma etapa sendo executada. Estamos nos aproximando da conclusão de uma obra histórica para o Maranhão – um dos maiores desafios de nossa engenharia em todos os tempos”, ressaltou.
De acordo com a gestão estadual, são mais de 100 trabalhadores tocando a obra, que conta com o suporte da Plataforma Cabrea para agilizar o lançamento das vigas metálicas sobre os blocos de concreto.
Após a soldagem dos segmentos das vigas, ainda em solo, a plataforma Cábrea iça as vigas solteiras, que são compostas por três segmentos, para posicionar sobre a estrutura da ponte. A plataforma pesa cerca de 300 toneladas e já está posicionada sob o leito para começar a içar as vigas e lançar sobre as outras de apoio nos blocos de concreto.