IV Mostra Sesc de Cinema anuncia os vencedores

Edição 2021 do evento bateu recorde de inscrições e reunirá, em novembro, 31 filmes em mostra nacional

Fonte: Da redação com Assessoria

SÃO LUÍS – Após bater o recorde de inscrições com mais de 1.900 obras de cineastas de todas as regiões do Brasil, o Sesc divulgou a lista de filmes selecionados para a IV Mostra de Cinema. No total, 31 produções (8 longas e 23 curtas) serão exibidas na mostra nacional on-line, que será realizada em novembro. As mulheres se destacaram e representam a maioria nesta edição, estando à frente da direção de 20 obras selecionadas. O filme “Quanto Pesa” do maranhense Breno Nina foi um dos selecionados para a mostra nacional.

A mostra nacional reunirá uma produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de sete filmes um uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A avaliação das produções ocorreu por meio de comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc.

No total, 338 filmes foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos cineastas vencedores da mostra nacional.

Cinema do Maranhão

O filme “Quanto Pesa” inspira-se na frase “Não se pode separar paz de liberdade, porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade” de Malcolm X.

Formulado pelo ator e cineasta maranhense radicado em Brasília Breno Nina, o enredo retrata, a partir da história constituída do labor de duas mulheres, a visão particular do grotesco enquanto epifania popular.

O desassossego marca esse filme, cuja narrativa se debruça sobre pessoas, mulheres nordestinas e negras, exploradas nessa lógica selvagem. Na narrativa, símbolos pictóricos e sensoriais da cultura maranhense recebem destaque na cena, uma das características das produções de Nina.

Fechar