Maranhão tem 100% dos municípios vacinando a população de 18 anos

Parceria do Governo do Estado com as prefeituras maranhenses tem acelerado o processo de imunização.

Fonte: Redação/Assessoria

O Maranhão já conta com todos os 217 municípios vacinando a faixa etária de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O resultado positivo conta com a contribuição do Governo do Estado, que tem trabalho em parceria com as prefeituras maranhenses com o objetivo de acelerar a imunização.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, isso é reflexo do bom trabalho realizado no estado. “As ações de enfrentamento à pandemia realizadas pelo Maranhão continuam se destacando nacionalmente. O estado não tem medido esforços para garantir que toda a população adulta do Maranhão seja totalmente imunizada contra essa doença. Para isso, estamos realizando os Mutirões da Segunda Dose em parceria com as prefeituras para garantir a conclusão do ciclo vacinal”, afirma Carlos Lula.

Durante a realização dos Arraiais da Vacinação, mais de 168.647 pessoas receberam a primeira dose da vacina em mais de 50 municípios. Agora, o Governo trabalha com os municípios na realização dos Mutirões da Segunda Dose para a conclusão do esquema vacinal.

Distribuição

Um dos fatores que contribuiu para o rápido avanço da vacinação no estado, conforme o governo, foi a logística montada pela SES em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para a distribuição em tempo recorde dos imunizantes.

A logística de entrega conta com o apoio da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte dos imunizantes são utilizados aviões e helicópteros, além de vans refrigeradas. Essa logística possibilita a distribuição dos imunizantes em até 48h após o recebimento das doses.

Seletivo

Para auxiliar os municípios com população abaixo de 50 mil habitantes durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, o Governo do Estado, através de seletivo, contratou profissionais para ajudar as equipes municipais na aplicação dos imunizantes e registro das doses no sistema do Ministério da Saúde. As equipes são compostas por enfermeiros, supervisores, técnicos de enfermagem e digitadores.

Equipes da Força Estadual de Saúde (FESMA) também dão apoio aos profissionais municipais de saúde para reforçar a vacinação.

Fechar