Obra de conservação da Fonte do Ribeirão é finalizada

Os serviços foram orçados em R$ 132 mil e executados com recursos da Operação Urbana.

Fonte: Redação/Assessoria

SÃO LUIS – A Prefeitura entregou, na noite desse sábado (25), a obra de conservação da Fonte do Ribeirão. O monumento da capital foi totalmente recuperado, e integrou as comemorações pelos 409 anos de São Luís. O evento contou com o show Fonte de Todas as Águas.

Orçadas em R$ 132 mil e executadas com recursos da Operação Urbana, as obras da Fonte do Ribeirão foram realizadas por meio de ação conjunta das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh); Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe); Cultura (Secult); e a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

Por meio das obras de conservação, a Fonte do Ribeirão recebeu preenchimento dos rejuntes danificados das pedras de lioz do piso e escadaria da fonte, que também teve os espelhos dos seus degraus refeitos por causa do avanço das raízes das árvores do entorno. Também foi feita a pintura de todas as paredes, do frontispício e das carrancas, de acordo com a Prefeitura.

A réplica da estátua de Netuno, no topo da fonte, recebeu nova cobertura em resina para manter o aspecto natural, melhorando o aspecto visual e preservando sua integridade.

Os serviços se estenderam, ainda, ao entorno da fonte, que recebeu melhorias nas calçadas e trocas do meio-fio para alinhamento correto dos passeios, além de ações de paisagismo, recomposição dos paralelepípedos, nova iluminação e renovação do totem de informações ao turista. A fonte também recebeu nova iluminação e desobstrução das canaletas d’água.

“Eu fico muito feliz por entregar mais uma obra aqui no nosso Centro Histórico, a nossa Fonte do Ribeirão, que foi revitalizada, e faz parte de uma série de intervenções que estão acontecendo na região. Já entregamos a requalificação da Rua do Giz, estamos finalizando as obras do Centro Acessível, vamos entregar unidades habitacionais de interesse social, entre outros investimentos que ocorrerão. Agora é cuidarmos e amarmos o nosso patrimônio que é de toda a humanidade”, ressaltou o prefeito Eduardo Braide acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

Espetáculo cultural

A entrega das obras de conservação da Fonte do Ribeirão foi marcada pela apresentação de um espetáculo cultural emocionante que reuniu diversos nomes da cultura ludovicense no espetáculo Fonte de Todas as Águas – São Luís 409 anos, formado por 30 artistas em cena, entre cantores, músicos, dançarinos e atores em uma produção que mobilizou mais de 50 pessoas, direta e indiretamente.

A noite foi aberta pelo Grupo Lamparina, que fez uma saudação ao Divino Espírito Santo. Em seguida, Fernando de Carvalho apresentou a “Louvação a São Luís” e a canção “Namorada do sol”, de Nonato Buzar. Alessandro Batista cantou uma composição de Marco Duailibe, secretário Municipal de Cultura, “São Luís de Coração”.

A atriz Áurea Maranhão protagonizou a performance Fonte de Todas as Águas, interpretando Salácia, a principal esposa do deus romano Netuno, cuja estátua repousa sobre o frontão da fonte.

Também se apresentaram os cantores Cris Campos, Paolo Ravley, Luiz Júnior Maranhão, Milena Mendonça, Ribinha da Maioba, Roberto Brandão, Inácio Brandão, Célia Sampaio, Mano Borges e Rosa Reis.

A programação atraiu turistas, moradores do entorno da fonte e frequentadores da área

Fechar