Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Analistas apontam que o IPVA em 2022 ficará mais caro

Se os preços continuarem subindo, a previsão de alta do IPVA será ainda maior

Foto: Reprodução

SÃO LUÍS – Segundo projeções feitas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor cobrado no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022 pode ser de até 4% maior sobre o valor do veículo. Em alguns estados os valores podem ficar entre 2% a 3,75%.

O reajuste pega os condutores de surpresa, visto que em anos anteriores os donos de veículos acostumaram a pagar um valor cada vez menor. Alguns deles, inclusive, vinham recebendo isenção total do IPVA.

Muitos motoristas terão de pagar um imposto maior em comparação ao valor repassado em 2021, principalmente porque o preço dos usados não para de subir. Outro ponto que contribui negativamente para a alta é a quantia cobrada nos veículos mais desejados no mercado, que devem ter o IPVA ainda mais caro.

Se os preços continuarem subindo, a previsão de alta do IPVA será ainda maior. Isso porque a crise que afeta o setor de semicondutores parece longe de terminar. Por este motivo, as fabricantes tiveram que paralisar a produção de veículos pela escassez da matéria prima.

Carregando