5xx Server Error derruba WhatsApp, Facebook e Instagram

Erro de servidor fez com que usuários não pudessem acessar os serviços das plataformas nesta segunda-feira (4).

Fonte: Redação / TechTudo

Um problema denominado “5XX Server Errorderrubou os serviços das plataformas WhatsApp, Facebook e Instagram, nesta segunda-feira, 4. Usuários relataram instabilidades ao longo do dia, e o bug ainda não foi explicado oficialmente.

O código dá pistas sobre o que está afetando aplicativos e redes sociais. O aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço. Na prática, o erro ocorre quando o computador central não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada.

No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

O 5XX, também chamado de “Erro 500” costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação das instabilidades do WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar.

A pane estaria relacionada com um gargalo da estrutura de telecomunicações. O recurso chamado de DNS, que converte os endereços dos sites em números IP estaria falhando nos sistemas do Facebook, o que interromperia os serviços e poderia levar ao erro 500.

Como o problema depende de uma resolução por parte dos serviços, não é possível acessar nenhuma das redes sociais. No caso do WhatsApp, no entanto, é possível utilizar algum dos concorrentes do mensageiro como alternativa para enviar mensagens aos contatos enquanto o app apresenta instabilidades.

Serviços normalizados

No início da noite desta segunda-feira, 4, os serviços das plataformas começaram a ser normalizados. Os primeiros a voltarem a funcionar foram o Instagram e o Facebook. Por último, os usuários do WhstsApp já conseguiam usar normalmente o aplicativo.

Fechar