São Luís implanta sistema de QR Code para solicitações de estacionamento preferencial

A ferramenta on-line também vai permitir que o beneficiário escolha o local em São Luís para receber a credencial

Fonte: Redação/Assessoria

SÃO LUÍS – Com o intuito de melhor atender idosos, pessoas com deficiência e gestantes, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informou que está implementando o serviço de credenciamento para utilização de vagas preferenciais de estacionamento em espaços públicos ou privados de uso coletivo em São Luís.

De acordo com a gestão municipal, o serviço é válido para lugares como shoppings e supermercados, por exemplo. A solicitação pode ser feita eletronicamente, por meio de QR Code, que já está disponível para a população.

Para ter acesso, o beneficiário precisa apontar a câmera do aparelho eletrônico para o QR Code, disponível no site da SMTT (www.saoluis.ma.gov.br/smtt). Em seguida, o formulário será aberto no navegador do sistema operacional do aparelho para o preenchimento das informações necessárias. O requerente também poderá anexar ao formulário toda a documentação solicitada. A implementação do serviço foi idealizada pela Superintendência de Trânsito da SMTT.

A ferramenta on-line também vai permitir que o beneficiário escolha o local para receber a credencial, se no prédio da SMTT, localizado no bairro Ipase, ou se nos postos dos Vivas do Shopping da Ilha ou da Avenida Beira-Mar. Posterior à solicitação, o requerente receberá um e-mail informando o dia do recebimento da credencial no local escolhido.

 Utilização da credencial 

O cartão de estacionamento deve ser utilizado apenas pelo titular e é válido em qualquer veículo que esteja transportando o idoso, a gestante ou a pessoa com deficiência. O documento precisa ser exibido sobre o painel do carro para que, em caso de fiscalização, o agente de trânsito consiga identificar a permissão para estacionar em vagas preferenciais.

A credencial também pode ser utilizada nas vagas sinalizadas em locais privados como shoppings, supermercados e bancos.

Fechar