Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), Instituto Vida e Saúde (INVISA), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, promoveram a 4ª Edição do projeto Saúde na Praça, destinado a atendimento à população de São Luís. A ação foi referente ao Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo, 10. O evento ocorreu na Praça Mestre Antônio Vieira, localizada na antiga COBAL, no bairro do Monte Castelo.
No local, foram ofertados vários serviços, como aferição de pressão arterial, exame de glicemia para constatar ou não a presença do diabetes, consultas psiquiátricas, atendimentos psicológicos e nutricionais, testes com resultados imediatos de sífilis, HIV/AIDS e Hepatites. A população ainda pôde contar com exames preventivos (Papanicolau), vacinação de rotina (menos para Covid-19) e triagem cirúrgia nas áreas de ginecologia, cirurgia geral e urologia, realizada em um ambulatório cirúrgico instalado na praça. Para o atendimento, bastava o paciente apresentar qualquer documento de identificação com foto, cartão do SUS e Carteira de Vacina.
A reportagem do Jornal Pequeno ouviu a Diretora do Hospital Nina Rodrigues, psicóloga Ana Gabrielle Romanhol, que informou: “Hoje estamos participando da edição Saúde na Praça, voltada à saúde mental. Por isso o Hospital Nina Rodrigues está aqui na Praça Antônio Vieira, trazendo serviços em saúde mental, como ginástica laboral, atendimento psicológico, atendimento psiquiátrico e dando oportunidade à sociedade para que tenha acesso e possibilidade de abertura de prontuário direto para o Hospital Nina Rodrigues”, ressaltou.
Na pequena fila de atendimento, a reportagem do JP encontrou o autônomo Fábio Henrique, 35 anos, residente no bairro do Coroadinho: “Estava passando pelo local e vi os atendimentos, aí resolvi encostar para ver a possibilidade de realizar uma cirurgia de hérnia e deu tudo certo, pois, recebi o encaminhamento e foi tudo rápido, gostei muito”, concluiu.
A cozinheira Maria do Socorro, 47 anos, residente no bairro da Liberdade, disse à equipe do JP que soube do atendimento pelo seu esposo: “Vim aqui, cheguei agora e foi rápido o meu atendimento. Peguei a senha e fiz o meu preventivo aqui mesmo, fiquei satisfeita e agora vou ali marcar com o clínico geral”, destacou.
No total, foram realiados 637 atendimentos em diversos serviços de saúde.