4ª edição do projeto Saúde na Praça ofereceu diversos serviços à população

O evento ocorreu na Praça Mestre Antônio Vieira, localizada na antiga COBAL, no bairro do Monte Castelo, em São Luís.

Fonte: Manoel Antonio Xavier - Estagiário do JP

Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), Instituto Vida e Saúde (INVISA), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, promoveram a 4ª Edição do projeto Saúde na Praça, destinado a atendimento à população de São Luís. A ação foi referente ao Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo, 10. O evento ocorreu na Praça Mestre Antônio Vieira, localizada na antiga COBAL, no bairro do Monte Castelo.

O evento ocorreu na Praça Mestre Antônio Vieira, localizada na antiga COBAL, no bairro do Monte Castelo (Foto: Divulgação)

No local, foram ofertados vários serviços, como aferição de pressão arterial, exame de glicemia para constatar ou não a presença do diabetes, consultas psiquiátricas, atendimentos psicológicos e nutricionais, testes com resultados imediatos de sífilis, HIV/AIDS e Hepatites. A população ainda pôde contar com exames preventivos (Papanicolau), vacinação de rotina (menos para Covid-19) e triagem cirúrgia nas áreas de ginecologia, cirurgia geral e urologia, realizada em um ambulatório cirúrgico instalado na praça. Para o atendimento, bastava o paciente apresentar qualquer documento de identificação com foto, cartão do SUS e Carteira de Vacina.

A reportagem do Jornal Pequeno ouviu a Diretora do Hospital Nina Rodrigues, psicóloga Ana Gabrielle Romanhol, que informou: “Hoje estamos participando da edição Saúde na Praça, voltada à saúde mental. Por isso o Hospital Nina Rodrigues está aqui na Praça Antônio Vieira, trazendo serviços em saúde mental, como ginástica laboral, atendimento psicológico, atendimento psiquiátrico e dando oportunidade à sociedade para que tenha acesso e possibilidade de abertura de prontuário direto para o Hospital Nina Rodrigues”, ressaltou.

Secretário Carlos Lula acompanhou o evento (Foto: Divulgação)

Na pequena fila de atendimento, a reportagem do JP encontrou o autônomo Fábio Henrique, 35 anos, residente no bairro do Coroadinho: “Estava passando pelo local e vi os atendimentos, aí resolvi encostar para ver a possibilidade de realizar uma cirurgia de hérnia e deu tudo certo, pois, recebi o encaminhamento e foi tudo rápido, gostei muito”, concluiu.

Governo realizou mais de 600 atendimentos com edição do Saúde na Praça no Monte Castelo (Foto: Divulgação)

A cozinheira Maria do Socorro, 47 anos, residente no bairro da Liberdade, disse à equipe do JP que soube do atendimento pelo seu esposo: “Vim aqui, cheguei agora e foi rápido o meu atendimento. Peguei a senha e fiz o meu preventivo aqui mesmo, fiquei satisfeita e agora vou ali marcar com o clínico geral”, destacou.

No total, foram realiados 637 atendimentos em diversos serviços de saúde.

Fechar