Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Projeto propõe a construção de uma ferrovia entre Itapecuru-Mirim e São Bernardo

Deputado Hildo Rocha destaca que as cidades integram uma das regiões mais relevantes do estado.

HildoRocha propõe a construção de ferrovia entre Itapecuru-Mirim e São Bernardo (Foto: Reprodução)

O deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) apresentou ao Ministério da Infraestrutura (MInfra) proposta de construção de uma ferrovia entre os municípios de Itapecuru-Mirim e São Bernardo, no Maranhão. O parlamentar destaca no texto que as duas cidades integram uma das regiões mais relevantes do estado, onde se desenvolve intensa atividade produtiva, baseada na pecuária e no cultivo de cana-de-açúcar, mandioca, soja, arroz e milho.

“Na indústria, o Maranhão se destaca nos setores: metalúrgico, madeireiro, extrativista, alimentício e químico. Parte importante dessa produção contribui para os US$ 2.8 bilhões movimentados pelo complexo portuário integrado pelos terminais de Itaqui, Ponta da Madeira e Alumar, também no Norte Maranhense”, informou o emedebista.

De acordo com o projeto, a construção da ferrovia entre Itapecuru-Mirim e São Bernardo se integraria de forma harmoniosa aos polos produtores da região e à infraestrutura já existente: a BR-222, que integra o estado de forma transversal; a malha I da ferrovia Transnordestina, que integra o Estado aos portos de Pecém (CE) e Mucuripe (PE); e a Estrada de Ferro Carajás, que promove a integração com o vizinho Pará.

“A ligação que sugerimos é o elo que fará com que todo esse complexo atinja seu máximo potencial de eficiência, otimizando o fluxo de bens e serviços da região e transformando-a em referência de produtividade e progresso para o País”, explicou Hildo Rocha.

O deputado propõe que a ferrovia seja incluída nos programas de parcerias a iniciativa privada e de concessões do MInfra voltados para o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira.

Carregando