Unidade de Acolhimento Estadual realiza atividade no Parque do Rangedor

Evento foi promovido em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, com direito a um piquenique para os acolhidos.

Fonte: Redação

A Unidade de Acolhimento Estadual realizou mais uma ação destinada aos seus acolhidos, nessa sexta-feira, 8, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado neste domingo, 10 de outubro.

Unidade de Acolhimento Estadual realiza atividade no Parque do Rangedor (Foto: Divulgação)

O local escolhido para a ação foi o Parque do Rangedor, onde os acolhidos participaram de um piquenique, junto aos estagiários do curso de psicologia da Universidade Ceuma, com preceptora de estágio, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem da Unidade de Acolhimento.

O objetivo da ação foi destacar a importância dos sentidos na saúde mental e sua influência na adição a álcool e substâncias psicoativas (SPAs); estimular e desenvolver os sentidos, além de identificar e diferenciar cada um. Uma maneira de  aprender como os sentidos funcionam e operam no corpo humano, trabalhando, desta forma, o autoconhecimento.

O objetivo da ação foi destacar a importância dos sentidos na saúde mental (Foto: Divulgação)

“Pensar na dependência química como um adoecimento mental nos possibilita poder comemorar esse dia. Comemorar a sanidade experimentada na tomada de consciência e busca por tratamento, comemorar a superação que é assumir a condição de alguém que sabe que precisa de ajuda. Para mim, esse momento em que podemos levar nossos acolhidos para essa experiência de liberdade, é encarado como uma intervenção extremamente eficaz para a elaboração da autonomia perdida durante o abuso de SPA’s. Os acolhidos se sentem felizes e importantes por que enxergam isso como um investimento afetivo da equipe, um instrumento poderosissímo no prognóstico do acolhido”, destacou o psicólogo Miguel Filho.

Para a preceptora de estágio do Ceuma, Sílvia Di’Leli, a atividade teve o propósito de concientizar a população sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental: “O tema desenvolvido para esse encontro com os acolhidos da UAA foi: ” Saúde mental em todos os sentidos” trabalhado de forma lúdica, com dinâmicas voltadas para conscientização e valorização da saúde mental, a partir dos cinco sentidos do ser humano. Temática favorecida pelo parque ambiental do Rangedor”, frisou.

Daiane de Oliveira Costa, coordenadora da Unidade de Acolhimento Estadual, ressaltou a importância das ações da unidade em ambientes diversificados para estimular a capacidade de cada acolhido: “O intuito dessa atividade extramuros em alusão ao dia mundial da saúde mental é fazer com que nossos acolhidos nunca desacreditem da capacidade de desenvolver habilidades e seus talentos. Conduzir sua saúde mental fazendo algo que os elevem a um patamar mais inteligente e promissor a cada dia de vida, assim, aos poucos, passarão a enxergar em situações de vitória”, explicou.

A ação foi finalizando com o lanche do piquenique (Foto: Divulgação)

A programação de atividades contou com técnica de relaxamento/respiração com os acolhidos. Em seguida, foram feitas dinâmicas que abordaram cada um dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), com cada um dos estagiários como responsável por um sentido. Para a realização das tarefas, foram utilizados os seguintes recursos: fala, caixa de sensações, bolo, suco, frutas e sanduiches. A ação foi finalizando com o lanche do piquenique.

Fechar