Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Problemas na rede elétrica preocupam moradores e empresários da Vila Maranhão

Fiação é antiga e quedas de tensão são frequentes.

Entre os problemas apontados pelos moradores e pessoas que trabalham na Vila Maranhão estão a fiação baixa e a queda na tensão da eletricidade (Foto: Divulgação)

Os moradores e pessoas que possuem empresas na Vila Maranhão, em São Luís, estão preocupados com as condições da rede elétrica, instalada no Km 07, da BR135. Segundo eles, a fiação é antiga, além de estar muito baixa; e as quedas de tensão ocorrem frequentemente. A comunidade clama por providências urgentes da Equatorial.

De acordo com Arthur Quirino da Silva Neto, que é proprietário da clínica odontológica OdontoSLZ, as fiações que apresentam problemas estão próximas à torre da operadora Oi.

“Tanto eu quanto outras pessoas que trabalham ou moram por aqui tememos que um acidente com vítima esteja prestes a acontecer, em virtude dessa rede elétrica da empresa Equatorial passar sobre casas e estabelecimentos comerciais. Esta situação oferece grande risco de morte à comunidade, e impossibilita a construção de novos andares nos imóveis”, destacou Arthur Quirino.

Conforme disse Arthur Quirino, a rede é antiga, com diversas emendas, e haveria vazamento de óleo em um transformador. Além de todos esses problemas, o odontólogo disse que a tensão chega baixa naquela região.

Segundo Arthur, diversas visitas de equipes da Equatorial já foram realizadas na região para inspecionar a rede elétrica.

O dono da clínica odontológica informou o número de protocolo 1044307911, criado no dia 6 de outubro de 2020, e atualizado no dia 23 de outubro de 2020. Corresponde à inspeção técnica feita no circuito elétrico que atende à instalação 2000542437. O resultado de referida medição instantânea foi “tensão fora dos limites”. As visitas à rede elétrica da Vila Maranhão teriam acontecido devido uma reclamação registrada no dia 5 de outubro de 2020.

“Por esse número de protocolo, dá para constatar que houve inspeções, e que a própria empresa já teria detectado situações de risco, mas nada ainda foi feito para solucioná-las”, frisou Arthur.

O dono da clínica disse que a população da Vila Maranhão quer que os fios da rede elétrica sejam retirados de cima das residências, e que seja trocada toda a fiação e os transformadores por equipamentos novos. O profissional em odontologia informou que inaugurou sua clínica na Vila Maranhão em outubro de 2020. A conta contrato é a n° 3010864177.

“Há baixa tensão. No dia 30 de setembro, a tensão era de 186 volts. Eu tinha um compressor odontológico que, quando eu o ligava, a tensão caía para 193 volts, ou até 136. Nessa segunda-feira (11), está 197 volts. São valores de tensão fora da faixa adequada, conforme limites fixados pelo módulo 8 Prodist, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, destacou Arthur.

Ele informou ainda que se desfez do compressor grande para comprar um menor, mas que mesmo assim o problema da baixa tensão continua.

“Às vezes, sou obrigado a comprar um estabilizador de tensão para que meus equipamentos elétricos, como ar condicionado, cadeira odontológica, raio X, autoclave, entre outros, não queimem, em virtude da péssima condição da rede elétrica/tensão”, concluiu Arthur.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Equatorial Maranhão informou que “acerca das situações apontadas na matéria, irá avaliar todos os pontos para tomar as devidas providências, levando em consideração os aspectos técnicos e de segurança”.

Carregando