Publicidade
Carregando anúncio...

Dr. Gutemberg acompanha o dia D da Campanha de Multivacinação com a presença do Ministro

Parlamentar lembrou as iniciativas de destaques da capital maranhense na luta contra a Covid-19.

Fonte: Da Assessoria

“São Luís é a capital da vacinação contra a Covid-19. Pelo bom exemplo, a nossa cidade foi escolhida pelo Ministério da Saúde para sediar o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Foi o que afirmou o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga”, destacou o médico e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg. Ele acompanhou o evento que marcou o ‘Dia D da Campanha Nacional’, no Parque do Bom Menino, no sábado (16).

A ação no Parque do Bom Menino contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de todo o staff do Ministério, de representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), do Prefeito Eduardo Braide, secretário de saúde do Município, Dr. Joel Nunes, o presidente da Associação Médica Brasileira no Maranhão, Dr. José Albuquerque, e outros profissionais da saúde.

A campanha nacional busca incentivar a imunização com 18 vacinas diferentes para adolescentes com até 15 anos, e acontece até o dia 29 de outubro.

Dr. Gutemberg lembrou as iniciativas de destaques da capital maranhense na luta contra a Covid-19.

São Luís é a primeira capital brasileira a vacinar tanto a população adulta quanto a de adolescentes contra a doença, além de ser a primeira cidade a aplicar as doses de reforço e desenvolver outras ações pioneiras contra a pandemia.

“O Ministro Marcelo Queiroga escolheu São Luís porque somos a capital da vacinação contra a Covid-19. E esse avanço é fruto do empenho e trabalho do prefeito Eduardo Braide e secretário de saúde, Dr. Joel Nunes. Agora, tenho certeza de que São Luís será destaque na Campanha Nacional de Multivacinação. Fica o nosso reconhecimento ao prefeito Braide, ao Dr. Joel, e a todos os profissionais de saúde, que foram muito aplaudidos neste evento”, disse Dr. Gutemberg.

Sempre atento ao cenário da pandemia no Maranhão, assim que foi aprovado o uso das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, Dr. Gutemberg protocolou diversas solicitações à Prefeitura de São Luís para a inclusão de grupos prioritários no Plano Municipal de Vacinação, tais como: pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes, obesidade e outras), profissionais da limpeza, bancários, rodoviários e outros. Todas as reinvindicações foram atendidas.

Com a campanha Nacional de Multivacinação, Dr. Gutemberg frisa que essa é uma ótima oportunidade para os pais atualizarem a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com os 18 tipos de vacinas ofertadas.

“As vacinas foram o maior avanço da história da medicina. Vacina significa saúde, prevenção e imunidade. Salva Vidas! Por exemplo, as vacinas do sarampo e varíola têm efetividade de 100%. Precisamos continuar erradicando essas doenças. É preciso estar com a caderneta de vacinação em dia. Fique atento às campanhas de vacinação do Ministério da Saúde. Vacina no braço é como marcar um golaço”, afirma Dr. Gutemberg.

CAMPANHA MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação 2021 foi iniciada em 1º de outubro e tem vigência prevista até o dia 29 deste mês. Em São Luís, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira nas unidades da rede municipal de saúde das 8h às 17h. Aos sábados, locais do Programa Saúde na Hora, estão abertos para receber demandas referentes à campanha de multivacinação das 7h ao meio-dia.

Entre as vacinas disponíveis nos postos estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Fechar