Jovem de 19 anos morre após cesárea

Ana Karolina teve sangramento, enjoos e vômitos após o parto da filha

Fonte: Redação / G1 Santos

Uma jovem de 19 anos morreu após dar à luz em Bertioga, no litoral de São Paulo, na quarta-feira (13). Ana Karolina Fonseca estava grávida de uma menina, que era sua segunda filha.

Clebson da Silva Sousa, de 25 anos, viúvo de Ana Karolina, afirmou que a família ainda está em estado de choque com a morte da jovem. “O histórico médico dela era impecável. Saudável. Estamos muito abalados”, disse por telefone nessa sexta-feira (15).

Ana Karolina tinha uma filha de 3 anos, e estava na 41ª semana de gestação. De acordo com o marido, ela fez todo o acompanhamento pré-natal, que não apontou gravidez de risco. Na terça-feira (12), o casal foi ao Hospital Municipal de Bertioga para providenciar a internação da jovem, que faria a cesárea. Os exames complementares não apresentaram alterações relevantes.

O casal esperou mais algumas horas para que Ana Karolina fosse levada à sala de cirurgia. O chamado aconteceu por volta das 11h. “Assisti ao parto, foi tranquilo. Assim que tiraram o bebê dela, ela estava bem, disse que estava tudo certo”, conta Clebson.

O marido informou que chegou a ver a esposa novamente após o parto: “Ela disse que estava um pouco tonta e enjoada, vomitando um pouco. A barriga dela estava sangrando, também”. Segundo ele, uma enfermeira chegou a dizer que o sangramento era normal.

No entanto, por volta das 20h, ele recebeu uma ligação da sogra, muito preocupada. “Ela me ligou e disse que a Karol estava sangrando muito, e com a boca roxa”, recorda. Um médico foi chamado para averiguar a situação.

Ana Karolina passou por uma cirurgia de emergência, e precisou retirar o útero. Após o procedimento, ficou intubada em observação. Mas, no início da madrugada dessa quarta-feira, a família recebeu a notícia do falecimento.

Em nota, o Hospital Municipal afirmou que a jovem teve uma “séria complicação” depois do parto, sem dar mais detalhes. O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informou que Ana Karolina Fonseca teve uma séria complicação pós-parto e, apesar de todos os esforços e manobras realizadas pela equipe médica, não resistiu e veio a óbito.

Disse, também, que o bebê passa bem, e que os familiares da paciente foram imediatamente informados sobre o ocorrido e sobre suas causas. A equipe do hospital segue à disposição dos familiares para quaisquer outros esclarecimentos. “Em nome de toda a equipe de médicos, enfermeiras e colaboradores, o HMB se solidariza com a família de Ana Karolina Fonseca”, finalizou.

Fechar