Os ônibus da empresa Ratrans não saíram das garagens na manhã desta terça-feira, 19. Funcionários cruzaram os braços reivindicando o pagamento de salários atrasados e a volta dos tickets de alimentação, suspensos pelo empresariado.
A mobilização dos trabalhadores rodoviários ocorreu na frente da empresa, localizada na Avenida Casemiro Júnior, bairro Santa Cruz, em São Luís. De acordo com os motoristas e cobradores, eles também estão sem férias há cinco anos, e há oito sem depósito do FGTS.
A empresa atende 25 linhas de ônibus em São Luís, mas a paralisação deve continuar até que todas as reivindicações sejam atendidas pelos empresários, conforme o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, que apóia a paralisação.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) se manifestou por meio de nota, e afirmou que não foi informada sobre a paralisação. No entanto, já teria remanejado a frota de outras concessionárias para atender à população.
Confira a nota da SMTT na íntegra:
Sobre a paralisação ocorrida nesta terça-feira (19), da empresa Ratrans – que integra o Consórcio Central – a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que o movimento não foi comunicado a essa Secretaria, que já está tomando as medidas necessárias sobre essa situação.
De forma emergencial, a SMTT está remanejando frota de outras concessionárias para que a população atendida pela empresa Ratrans tenha acesso aos serviços do transporte público.