Ação da Prefeitura de São Luís retira pacientes de corredores do Socorrão 2

O aumento da produtividade cirúrgica foi fundamental para o giro de leitos.

Fonte: Redação/Assessoria

A Prefeitura de São Luís informou que o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2) registrou a marca de zero pacientes nos corredores, com a recolocação de todos aqueles que aguardavam leitos para tratamento dentro da unidade.

A meta foi alcançada devido a uma série de ações e mudanças no fluxo de gestão realizadas na unidade de saúde, de acordo com a gestão estadual. A implementação de estratégias tomadas com base na metodologia Lean, que consiste na eliminação de desperdícios e foco no aumento da produtividade, utilizada também por grandes hospitais em todo o país, foi um dos métodos utilizados para zerar a permanência de pacientes nos corredores.

“Nosso objetivo é oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços com mais dignidade, e este é um resultado que temos obtido de forma gradativa com o desenvolvimento de estratégias que visam a ampliação da rede municipal de saúde. Felizmente, temos observado frutos positivos do esforço contínuo da gestão do prefeito Eduardo Braide, e a desocupação dos corredores do Socorrão 2 é um exemplo disto. Continuaremos com a mesma dedicação e atenção, a fim de progredir ainda mais, afinal, as melhorias para a saúde devem ser permanentes” destacou o secretário de saúde, Joel Nunes.

A diretora do hospital Socorrão 2, Manuela Veiga, ressaltou algumas ações postas em prática na unidade de saúde, que contribuíram de forma decisiva para o esvaziamento dos corredores. “O principal fator apontado foi o desperdício de tempo, uma vez que os pacientes passavam mais tempo do que deveriam dentro dos nossos equipamentos. Com essa identificação, procuramos saber quais eram as causas e desenvolvemos múltiplas estratégias para diminuir esse tempo de permanência e aumentar o giro de leitos. Adotamos estratégias de gestão de alta para não perdermos tempo com a resolução de quaisquer impedimentos, além do aumento da produtividade cirúrgica, que é determinante para a efetividade do leito”, explicou.

Ainda de acordo com a diretora, o aumento da produtividade cirúrgica foi fundamental para o giro de leitos “É um reflexo dos investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Semus, como por exemplo, a modernização do parque tecnológico do Centro Cirúrgico com o fornecimento de equipamentos novos como carros de anestesia e monitores, instrumentos de gestão, materiais de órtese, prótese e materiais especiais (OPME), além da entrega de sete desfibriladores”, pontuou.

O Socorrão 2 é unidade de referência do Município, com atendimento em traumatologia, ortopedia, vascular, cirurgia geral e terapia intensiva adulta. O hospital é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia, sendo considerado referência, também, nesta especialidade, além das habilitações de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo II adulto e cirurgias ortopédicas.

“Desde o início da nossa gestão, temos desenvolvido um trabalho estratégico e de forma planejada e estamos conseguindo mudar essa situação. Hoje, os corredores da unidade de saúde estão desocupados e os pacientes podem ter mais conforto e qualidade em seus atendimentos e tratamentos de saúde. Esta é uma conquista que nos enche de orgulho pelo empenho de todos os profissionais e que vamos lutar para que permaneça. Nossa população merece uma saúde com qualidade”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Fechar