Blitz Rosa leva serviços de saúde gratuitos às mulheres do Desterro

Ação tem como objetivo principal a prevenção contra o câncer.

Fonte: Luciene Vieira

Nessa quarta-feira (20), foi realizada mais uma ação da Blitz Rosa, no Convento das Mercês, localizado no Centro Histórico de São Luís. As atividades são promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de oferecer às mulheres serviços grátis de prevenção ao câncer. A próxima ação será realizada amanhã (22), no Viva do Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar.

De acordo com a enfermeira Geovanna Carvalho, que faz parte da Escola de Saúde Pública do Estado, e é uma das coordenadoras da Blitz Rosa, a ação é voltada ao Outubro Rosa. “Oferecemos agendamento de exames, como a mamografia, e durante a ação é feita uma palestra sobre a importância do autoexame”, destacou Geovanna.

“Fiquei sabendo da ação por meio das redes sociais. Vim tentar o agendamento da mamografia, pois pelo SUS é muito demorado”, Francimara Pereira Costa, 50 anos de idade, há sete anos moradora do Centro Histórico.

Segundo Geovanna, apenas o agendamento é feito. Depois, seria feita a marcação do exame, e então a realização.

A ação é realizada em parceria com os municípios, a Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde (Saas), o Departamento de Atenção à Saúde da Mulher (Dasmu) e a Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão (Ciram).

AÇÕES

Na última segunda-feira (18), as ações da Blitz Rosa estiveram concentradas no município de Raposa, onde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas rodas de conversa com mulheres sobre câncer de mama e pré-agendamentos de exames de mamografia, realizados pelos técnicos da SES.

Além disso, o poder público municipal ofereceu consultas médicas, aplicação de flúor e avaliação nutricional à comunidade. Só nesta ação foram realizados 30 préagendamentos de mamografias.

Além do município de Raposa, São José de Ribamar também recebeu a ação na última sexta-feira (15), e no dia 22 de outubro acontecerá em Paço do Lumiar, no Viva do Maiobão.

Com o tema “A prevenção dura o ano todo. O combate também”, a campanha Outubro Rosa foi aberta oficialmente no dia 8 de outubro. As ações da campanha acontecem, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, que ampliou a oferta de consultas com mastologistas e exames de mamografia.

AGENDAMENTOS

Para agendamento da consulta e/ou exame é necessário procurar um dos canais de marcação e ter em mãos o cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação. Os canais são: App Viva Procon, site www. procon.ma.gov.br, Disque Saúde (3190-9091) ou presencialmente no Vivas (Beira Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR, Terminal São Cristóvão).

Fechar