Dr. Gutemberg participa de evento da Academia Maranhense de Medicina

Solenidade homenageou os médicos do Maranhão que destacaram no combate à pandemia da Covid-19.

Fonte: Da Assessoria

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o médico e vereador Dr. Gutemberg, membro titular da Academia Maranhense de Medicina, participou do evento que homenageou médicos que se destacaram no combate à pandemia da Covid-19 e ainda profissionais que contribuíram e seguem contribuindo com a saúde da população maranhense.

O evento foi realizado pela Academia Maranhense de Medicina, na última sexta-feira (22), na semana em que se comemorou o Dia do Médico (18 de outubro). Na ocasião, 20 médicos receberam a medalha de honra ao mérito por serviços prestados à sociedade na área da saúde. Também tiveram homenagens ‘in memoriam’.

Incansáveis na batalha para salvar vidas, os profissionais que fizeram o juramento de Hipócrates, independentemente da idade ou do número de anos trabalhados, sabem que o valor maior do ofício está em cuidar dos pacientes em prol do bem maior: a recuperação.

Para Dr. Gutemberg, que também ajuda a formar novos médicos como professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), esse é um justo reconhecimento aos profissionais que dedicam suas vidas para salvar o próximo, e foram verdadeiros heróis durante a pandemia.

“Os médicos, mais uma vez, mostraram o papel fundamental que tem na sociedade. Eles são os grandes operadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Fica o meu pedido para que esses profissionais sejam mais valorizados, com melhores condições de trabalho e salários. Lembro ainda que vários colegas faleceram em meio a essa batalha para salvar a humanidade contra um inimigo invisível. A dedicação daqueles que sacrificaram suas vidas no cumprimento de sua missão, não será esquecida. Parabéns aos profissionais de saúde que com muita coragem, trabalharam nesta pandemia e se doaram de corpo e alma para salvar vidas. Parabéns a todos os médicos maranhenses”, disse Dr. Gutemberg.

Na Câmara Municipal de São Luís, Dr. Gutemberg é autor de diversas Leis para garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde, inclusive Leis criadas no período da pandemia.

A Lei nº 053/2020, do vereador Dr. Gutemberg, autoriza o Poder Executivo ao pagamento de 100% do adicional de insalubridade para os profissionais da saúde, enquanto durar a pandemia. Já o PL nº 060/ 2020, autoriza a Prefeitura a conceder indenização por danos extrapatrimoniais e pensão especial aos dependentes de profissionais da saúde, servidores do quadro municipal, que morrerem em razão do combate à pandemia . A indenização é no valor de R$ 25 mil ao conjunto de dependentes.

– HOMENAGEADOS PELA ACADEMIA MARANHENSE DE MEDICINA
Adolfo Silva Paraíso; Antônio Afonso Reis Farias; Elizabeth Barcellos Barroqueiro (in memoriam); Graciete Helena Nascimento; Antônio Augusto Fernandes Ribeiro; João de Oliveira Prazeres; João José Faria Bacelar; José Anselmo Cordeiro Lopes (in memoriam); José Maria Ayres Maia; José Raimundo Azevedo; Josemar Câmara Feitosa; Julia Bacelar Barros; Luiz Alfredo Netto Guterres Soares (in memoriam); Mahiba Rahbani de Souza Martins; Miécio de Miranda Jorge Fiho (in memoriam); Osmar Nunes de Oliveira (in memoriam); Pedro Wanderley Aragão; Ronney Correa; Ubirajara Martins Figueiredo; Vania Faria Aragão.

Fechar