Mulheres em situação de rua recebem dia de atendimento em São Luís

Programação incluiu consultas ginecológicas, exames de mamografia, palestras educativas, momento de beleza e muito mais.

Fonte: Redação/Assessoria

Mulheres em situação de rua foram atendidas nessa terça-feira (26), no Hospital Universitário da Ufma (HU-Ufma), em uma iniciativa da Unidade de Saúde da Mulher do HU-Ufma, vinculado a Ebserh, que contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. A ação promoveu um dia de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, e para isso foi preparada uma programação especial, que incluiu consultas ginecológicas, exames de mamografia, palestras educativas, momento de beleza, distribuição de kits de higiene pessoal e lanches.

“Este ano resolvemos fazer uma ação um pouco diferente, direcionamos a campanha para a população com mais de 40 anos em situação de rua de São Luís. Fizemos uma parceria com a Semus que identificaram as pacientes, fizeram um agendamento prévio via Cemarc para o atendimento em mastologia com exames das mamas, coleta de preventivo e realização de mamografia. Além de muitas ações pensadas com carinho para elas. Foi programado para 48 mulheres, entretanto apenas 11 compareceram” explicou a mastologista e chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HU-Ufma, Danielle Orlandi Gomes.

Ela destacou a importância da ação, principalmente pelo público para qual ela foi destinada. “Toda mulher precisa se cuidar, toda mulher tem que conhecer suas mamas, procurar serviços de saúde quando necessários. E essas são mulheres que tem muita dificuldade de acesso. E o acesso ao serviço de saúde é a nossa principal arma do diagnóstico precoce do câncer de mama e dessa forma conseguir reduzir a mortalidade.”

Thaís Pereira, que no momento se encontra em situação de rua, falou de forma corajosa o que a leva para essa vida. “Moro há vinte anos na rua, indo e voltando, já me casei, já saí da rua, voltei de novo. Infelizmente, o que me leva de volta para a rua são as drogas. Mas creio que eu serei liberta”.

Ela agradeceu pela ação que teve como foco oferecer um dia de cuidados da saúde e de beleza para elas. “Tive um ótimo atendimento, me trataram super bem. Fiquei com muito orgulho, porque sabemos que existe muito preconceito contra a população em situação de rua. O que vocês estão fazendo pela gente é uma coisa única. Fomos muito acolhidas”.

Ananda Garcez, enfermeira e coordenadora de Atenção à Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, enfatizou a importância da parceria para a concretização do atendimento. “Nós temos duas equipes do consultório na Rua, habilitadas pelo Ministério da Saúde e temos parceria com o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), da Secretaria de Assistência Social- Semcas, onde fizemos a captação dessas mulheres, de 40 a 69 anos, para trazê-las e organizamos o transporte para elas participarem. São mulheres que precisam de um olhar diferenciado, um olhar sensível e garantir um acesso a essa população é fundamental. É muito bom ter parceiros como o hospital porque entendemos que o cuidado perpassa por todos os níveis de atenção”.

A ação conta também com o apoio da Liga Acadêmica para Assistência Materno-Fetal (Amafeto), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Maranhão (SBM-MA).

Fechar